Curricularização
O que é curricularização da extensão?
A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.
A Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14.
As Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Este documento prevê a obrigatoriedade de no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em ações de extensão universitária, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
A Curricularização da Extensão deve estar alinhada a Extensão já realizada no âmbito institucional e ao que se refere a ela, como os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs), os Projetos Políticos Institucionais (PPIs), de acordo com o perfil do egresso; além do, estabelecido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos demais documentos normativos próprios.
Ela também deve considerar os cursos ofertados na modalidade a distância, com as atividades em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado.
A curricularização no UNIFACEX
No Centro Universitário Facex esse processo de "curricularização da extensão” permite que a Instituição aprofunde seus compromissos educacionais, culturais e científicos, ao responder a necessidades da sociedade com solidariedade e responsabilidade social. A Curricularização passou a ser um processo intrínseco ao fazer Pedagógico, partindo do pressuposto de uma estrutura curricular alicerçada na aprendizagem por competências, contribuindo no processo de formação e de desenvolvimento pessoal e profissional de alunos(as), visando a melhoria do seu processo de formação.
O envolvimento dos discentes com a sociedade se dá sob a orientação dos Docentes do UNIFACEX com o apoio da coordenação do curso, focada na interação dialógica com os diversos setores da sociedade.
Nesse sentido, implantar a extensão nos currículos significa afirmar que, em algum momento da vida acadêmica, o estudante precisa se envolver com atividades de extensão relacionadas aos componentes curriculares do curso.