Secretaria

 

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) , tem como objetivo avaliar o rendimento dos alunos nos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. É realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC, participará os alunos que estiverem no primeiro e no último período.

QUAL O OBJETIVO DO ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

ENADE É OBRIGATÓRIO?

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do INEP.

De acordo com a Lei nº 10.861, de 14/04/2004, o ENADE é componente curricular obrigatório. Sem ele, o aluno não cola grau e não recebe o diploma.

O resultado passará a fazer parte do currículo pessoal do estudante, bem como dos resultados da Instituição.

Iniciantes – todos os alunos do primeiro ano dos cursos a serem avaliados, desde que, até o dia 1º de agosto de 2012, tenham concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo.

Concluintes/formados – todos os estudantes do último ano dos cursos a serem avaliados que, até o dia 1º de agosto de 2012, tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo.

Obs.: A inscrição no exame está condicionada à atualização da matrícula.
A FACEX deverá inscrever todos os estudantes habilitados ao ENADE/2012.
A Secretaria Geral da Faculdade encarregar-se-á de enviar ao INEP/MEC a inscrição de todos os alunos.
Acesse www.inep.gov.br/superior/enade para esclarecimentos adicionais.

QUAIS OS INSTRUMENTOS BÁSICOS DO ENADE?

  • A prova.
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.
  • O questionário socioeconômico.
  • O questionário do coordenador do(a) curso/habilitação.

COMO SÃO DEFINIDAS AS ÁREAS QUE SERÃO AVALIADAS NO ENADE?

O Ministro da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE a cada área será trienal.

Neste ano, os cursos avaliados serão: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Hotelaria, Marketing, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo Trilíngue, Teatro e Turismo, Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Curso Superior de Tecnologia em Dança de Salão e Coreografia, Curso Superior de Tecnologia em Eventos, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Curso Superior de Tecnologia em Interpretação Cênica, Curso Superior de Tecnologia em Investigação e Perícia Judicial, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Seguros, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços em Atendimento (Call Center), Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Curso Superior de Tecnologia em Autor Roteirista.

O INEP divulgará, até o dia 10 de setembro, a lista dos estudantes selecionados para participação no ENADE 2012, e até o dia 26 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas. O ENADE será realizado no dia 25 de novembro de 2012.

QUAL A SITUAÇÃO DO ESTUDANTE SELECIONADO QUE NÃO REALIZOU A PROVA?

O estudante selecionado que não realizou a prova não poderá colar grau enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE.

COMO O ESTUDANTE SELECIONADO, QUE NÃO REALIZOU A PROVA, PODERÁ REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO JUNTO AO ENADE?

Caso o aluno seja selecionado em 10 de setembro de 2012 pelo MEC, para fazer o exame do ENADE 2012, sua participação é obrigatória. Caso falte, o aluno não poderá colar grau nem receber o diploma. Solicitações de dispensa ou justificativas de ausência do ENADE 2012 devem ser encaminhadas diretamente ao MEC. Devem ser fundamentadas e acompanhadas das cópias autenticadas da documentação comprobatória (boletim de ocorrência, atestados e laudos médicos, entre outros). Também deverão ser informados o nome da instituição de ensino superior, o curso, o endereço eletrônico e o endereço residencial.

As justificativas de ausência serão analisadas pela comissão julgadora, nomeada por meio de Portaria pelo ministro da Educação. Os resultados serão divulgados no site do INEP, publicados no Diário Oficial e também enviados aos estudantes pelos correios.
O endereço para encaminhamento é:
Ministério da Educação – MEC
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP
Esplanada dos Ministérios Bloco L, Anexo II, 4º andar – sala 422 – CEP 70047-900
Brasília/DF

RSS
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
Instagram