UNIFACEX disponibiliza disciplina para ajudar na gestão das emoções

A disciplina será disponibilizada para os alunos a partir do semestre 2020.1


O ingresso no Ensino Superior é um momento muito importante, pois marca a entrada na vida universitária. Conhecer novas pessoas, construir uma outra rotina, tudo isso somado à nova construção social da era virtual, cada vez mais acelerada e cheia de demandas, gera altos níveis de estresse e ansiedade. Essas mudanças repentinas podem criar problemas futuros, que serão refletidos na vida profissional.

Foi pensando no bem-estar e no cuidado com a saúde mental dos estudantes que o UNIFACEX está desenvolvendo a disciplina “Gestão das Emoções e Bem-estar”. O projeto formativo está sendo criado pelo curso de Psicologia e possuirá uma metodologia vivencial, com recursos para que o aluno possa se conhecer melhor, desenvolvendo suas emoções e relações interpessoais, buscando assim, o crescimento pessoal.

Além disso, a disciplina também irá preparar os estudantes para o mercado de trabalho. “Nosso intuito é fazer com que o aluno aprenda a lidar com os desafios profissionais de forma construtiva, como o autocontrole e o trabalho em equipe. Assim, acreditamos que esse profissional estará mais preparado, não só nos processos cognitivos e técnicos, mas também na integração do aprendizado com suas emoções”, explica Ana Regina, docente do curso de Psicologia.

A disciplina de Gestão das Emoções e Bem-estar começará a ser ofertada no semestre 2020.1, de forma limitada. Serão disponibilizadas duas turmas, abertas para todos os cursos, com capacidade para 40 alunos cada e carga horária de 60h.

A disciplina possuirá uma metodologia de avaliação diferenciada. “Estamos buscando sair da lógica avaliativa feita nas disciplinas curriculares normais. Em Gestão das Emoções e Bem-estar, os trabalhos serão produções que possam gerar bem-estar à comunidade acadêmica, a fim de estender o que os estudantes aprenderam para os outros colegas”, comenta Ana Regina.