Teatro Universitário abre inscrição para turma 2019.1

As inscrições são feitas pelo site de extensão


O UNIFACEX busca trabalhar todas as vertentes da educação para formar profissionais capacitados e sensíveis à realidade social. Atrelada à formação acadêmica tradicional, a Instituição abre inscrições para o projeto “Teatro Universitário”, oficina de três meses, teórica e prática, aos sábados, das 14h às 17h, no campus Capim Macio. As aulas serão no período de 13 de abril a 29 de junho. O Projeto visa contribuir para a formação do estudante, estimulando a criatividade, a expressão cênica, a utilização do próprio corpo, o domínio da voz, entre outros aspectos, ajudando na formação crítica e participativa, não só como aluno, mas também como cidadão. O Teatro Universitário, tratado como extensão, é vinculado ao curso de Pedagogia, funcionando como atividade complementar para o aluno da graduação (independente do curso). A oficina será dividida em dois módulos, de 20h/aulas, com certificação ao final de cada um, obtendo carga horária total de 40 horas/aulas de atividades complementares no semestre 2019.1. O projeto “Teatro Universitário” é aberto à comunidade externa, comandado pela professora Ana Francisca Oliveira, especialista em Artes Cênicas. Os alunos interessados devem se inscrever pelo site de extensão, com investimento de R$ 70,00 por cada módulo, para o aluno UNIFACEX, e de R$ 80,00 por cada módulo, para aluno externo, já incluso o material didático em ambos os casos.
  • Conteúdo programático
Abril – expressão oral, respiração, postura vocal, aquecimento vocal, entonação, ritmo, inflexão e dicção, exercícios de improvisação, a voz do ator, expressão corporal, movimentos coreografados, relaxamento e jogos dramáticos. Maio – (continuação da oficina) vocabulário teatral: elementos técnicos que compõe um palco tradicional. Questões técnicas: cenário, figurino, maquiagem, sonoplastia e iluminação. Junho – história do teatro no Brasil; domínio dos códigos e convenções da linguagem cênica na concepção da encenação; domínio técnico e expressivo do corpo, visando à interpretação teatral e domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral.
  • Aula de campo
Visita ao teatro – sala de espetáculo e todas as dependências internas e seus elementos técnicos de um palco tradicional.
  • Datas
Módulo I – 13/04 – 27/04 – 04/05 – 11/05 – 18/05 Módulo II – 25/05 – 01/06 – 08/06 – 15/06 – 22/06 – 29/06