Graduação

04/06/2019

Kits científicos produzidos por alunos do curso de Engenharia Civil serão doados à Escola Estadual


Alunos do curso de Engenharia Civil do UNIFACEX doarão kits didáticos, desenvolvidos a partir de conhecimentos adquiridos na disciplina de Física Aplicada, à Escola Estadual Lourdes Guilherme nesta sexta-feira, 7.

Os estudantes do 2ª período criaram experimentos, que explicam alguns conceitos da termologia na prática, e, a partir deles, desenvolveram os kits básicos, criados com material de baixo custo. Ao todo, são 6 kits que serão doados: Troca de calor e equilíbrio térmico; Usina termoelétrica; Gases ideais; Capacidades térmicas dos corpos; Condução Térmica: bom e mau condutor de calor; e Dilatação superficial.

Além dos kits, os estudantes produziram um roteiro que apresenta as formas de manuseio dos equipamentos, os objetivos dos experimentos e as perguntas e respostas a respeito dos assuntos que podem ser explorados em sala de aula.

Com essa ação é possível apresentar a experimentação como uma ferramenta poderosa para uma aprendizagem significativa, contribuindo com o ensino-aprendizagem de muitos alunos que serão beneficiados com as doações. Através dos experimentos, os estudantes quebram tabus e interpretam cálculos e situações do cotidiano.

Essa é a segunda vez que o curso de Engenharia Civil realiza doação para a escola Lourdes Guilherme. No final do ano passado, os alunos produziram kits sobre magnetismo e eletricidade. Todas as contribuições ajudarão na montagem de um futuro laboratório de ciências na escola Lourdes Guilherme.