“Inovação é mais disciplina do que criatividade”, comenta Fred Alecrim no primeiro dia de ENEX

O termo empreendedorismo passou a definir pessoas capazes de identificar problemas e oportunidades


Investir em um negócio próprio está se tornando cada vez mais uma opção para os brasileiros, inclusive os recém-formados. Utilizar os conhecimentos e as habilidades para empreender, cresce como uma opção de investimento e fonte de renda de muito profissionais.

Em uma visão moderna, o termo empreendedorismo passou a definir pessoas capazes de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir em recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

O Unifacex entende o novo modelo de mercado de trabalho que está se desenhando e busca ofertar possibilidades para que seus alunos alcancem o sucesso profissional, por isso investe em uma formação cada vez mais completa, focada não só nas práticas acadêmicas, mas também nas capacidades de gestão e inovação.

O Enex, principal evento científico do Unifacex, aproveitou esse momento transformador que estamos vivendo para trazer o empreendedorismo como tema principal deste ano. A palestra principal ficou a cargo de Fred Alecrim, empreendedor reconhecido na área do varejo de Natal, além de ser Cofundador da CREDERE, startup que ajuda concessionárias a venderem mais e melhor, ele também é sócio do Hairsize, um método inovador para a gestão de salões de beleza.

A palestra, que foi transmitida a partir do estúdio do Unifacex, localizado na Unidade Deodoro, deu início a 17ª edição do Enex, que está sendo realizado de forma totalmente remota, com transmissões via YouTube e Google Meet. A programação do evento segue até a sexta-feira, 13.

A ideia de empreender vem atrelada a construção de um negócio, mas para Fred Alecrim “a pessoa pode ser o próprio negócio”, basta saber quais são seus talentos, conhecer as oportunidades e criar um propósito, que segundo ele, deve vir primeiro que a criação do próprio negócio. Fred também ressaltou que para um negócio ser bem-sucedido, ele deve estar atrelado as necessidades do mundo moderno.

Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente atrelado a inovação, e para Fred ser inovador é ter mais disciplina do que criatividade. “Na inovação a intenção é todo mundo ganhar”, comentou durante a palestra.

De acordo com o relatório anual da Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizado no Brasil, com o apoio do Sebrae, e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), indica que em 2020 o Brasil atingirá a sua maior taxa de empreendedores iniciais ou donos de negócios com até 3 anos e meio de atividade, com 25% da população adulta nacional empreendendo.