Facex oferece 200 vagas em nova graduação de Petróleo e Gás

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás é a mais nova graduação da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex). Serão oferecidas 200 vagas inicialmente. O curso inicia no segundo semestre e o vestibular é realizado todas as sexta-feiras. As inscrições são feitas na Central de Atendimento da […]


O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás é a mais nova graduação da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex). Serão oferecidas 200 vagas inicialmente. O curso inicia no segundo semestre e o vestibular é realizado todas as sexta-feiras. As inscrições são feitas na Central de Atendimento da instituição, das 9h às 21h. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2008 -referente ao ano de 2006 – a participação do Rio Grande do Norte no PIB (0,9%) avançou aproximadamente 0,1 ponto percentual. A produção de petróleo é grande responsável por isso, devido o RN ser o segundo maior produtor do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. No estado, a produção do mineral se concentra em Natal e algumas cidades do interior como Mossoró, Macau e Guamaré. 

“Tecnologia de Petróleo e Gás é sem dúvida um curso que vai proporcionar uma carreira muito promissora, principalmente porque o nosso Estado é uma região bastante atrativa para este mercado”, ressaltou o coordenador do curso superior de Tecnologia em Petróleo e Gás na Facex, Jardel Dantas.  

De acordo com o coordenador, o diferencial da nova graduação da Facex para as demais oferecidas por outras faculdades, é que a instituição quer valorizar a prática aliando-a a teoria vista em sala de aula. “Queremos manter os alunos em um contato mais direto com a realidade, por que essa é uma área de atuação que está em constante mudança”, explicou o coordenador. 

Para conquistar esse diferencial, a Facex, está colocando 30 docentes com prática no mercado de trabalho e que também sejam atuantes. “Com os investimentos do país em novas tecnologias, o avanço do pré-sal e ampliação da base de Natal, temos a preocupação de mostrar aos alunos as pesquisas e as formas mais avançadas de trabalho com o produto”, disse Dantas. 

O curso tem duração de três anos, carga horária de 2.640 horas, e funcionará do turno noturno. “Petróleo e Gás vem ampliar a variedade de cursos ofertados pela Instituição e abre uma nova área do conhecimento tecnológico, a área da Produção Industrial, além de atender a uma demanda de mercado mais urgente diante do desenvolvimento socioeconômico alcançado pela região Nordeste nos últimos anos”, disse o secretário da Facex, Ronald Campos.