Entrevista com a Coordenadora do curso de Nutrição UNIFACEX, professora Ana Emília Leite Guedes

Professora doutora diplomada pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ-2002). Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-1980). Exerceu a função de Coordenadora do curso de graduação em Nutrição e a Chefia adjunta do Departamento de Nutrição da UFRN. A professora Ana Emília Leite Guedes, […]


Professora doutora diplomada pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ-2002). Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-1980). Exerceu a função de Coordenadora do curso de graduação em Nutrição e a Chefia adjunta do Departamento de Nutrição da UFRN. A professora Ana Emília Leite Guedes, agora, faz parte do Centro Universitário FACEX e ficará responsável pela Coordenação do curso de graduação em Nutrição. Concedeu entrevista ao Setor de Comunicação e Marketing do UNIFACEX, em 21 de janeiro de 2013.


Esta será a primeira de uma série de entrevistas que estamos preparando para que você fique por dentro dos cursos disponibilizados pelo Centro Universitário que mais cresce no Norte/Nodeste.

A professora doutora falou sobre as expectativas em relação ao planejamento estratégico para o primeiro ano de implantação do Curso de Graduação em Nutrição do UNIFACEX: corpo docente, mercado de trabalho, eventos, dentre outros.


Confira:


Professora, qual a expectativa para o curso, uma vez que, ele esta sendo lançado este ano?

A expectativa do curso é a melhor possível. Estamos trazendo para o UNIFACEX profissionais qualificados, das diferentes áreas da Nutrição.

O Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição se encontra respaldado na pedagogia  de Paulo Freire. Estaremos todos, formadores e formandos,  aprendendo a aprender. Nessa prática educativa o educando é o protagonista da ação. A nossa tentativa será tornar o nosso aluno não objeto, mas,  sujeito do processo educativo.

Vamos implantar, alinhado ao PPC de Nutrição, um projeto de ações integradas envolvendo ensino, pesquisa e extensão para promover, de forma concreta, a trajetória do Centro Universitário FACEX –  UNIFACEX à condição de Universidade.


Sobre o calendário acadêmico, quais os eventos estão programados para o ano?


Este ano nós já vamos participar do X ENEX. Fomos convidados e escolhemos a temática sobre a naturalidade do envelhecer para os minicursos. Primeiro, porque o UNIFACEX, dentre os seus diferenciais, disponibiliza para a comunidade atividades educativas, de esporte, de lazer e de cultura na Faculdade Aberta da Melhor Idade – FAMI, e, segundo, pelo momento de transição demográfica que já estamos vivendo. Até 2050 a nossa população será uma população de idosos.


A partir de quando o Ministério da Educação, o MEC, vai começar a avaliar o curso?


A avaliação do MEC é contínua e permanente. No quarto ano, o curso será submetido à avaliação por meio do ENADE. Porém, desde o momento inicial, já estamos nos estruturando da melhor forma possível quanto à qualificação dos docentes e a estrutura física e logística, disponibilizada pelo UNIFACEX, para oferecer aos nossos alunos um curso de Nutrição diferenciado.

Estamos começando gradativamente o que é algo bastante tranquilizador, tanto pra mim, quanto para a equipe de docentes.


Por falar em equipe de docentes, qual o perfil dos professores?


O nosso corpo docente, atualmente, é composto por mestres e doutorandos com diferentes perfis de formação. Como o nosso currículo é de caráter inovador,  nós estaremos trabalhando com a interdisciplinaridade, mas, perseguindo os princípios da transdisciplinaridade e da integralidade na saúde. Então, nossos professores buscarão acompanhar todo o nosso currículo seguindo o seu eixo de formação. Inclusive poderão desenvolver conteúdos em diferentes componentes curriculares, uma vez que possuam as competências e as habilidades requeridas para a prática formativa em Nutrição e em Saúde Coletiva.

O curso esta sendo estruturado em oito eixos temáticos que se relacionam entre si e com outras áreas do conhecimento. Nos dois períodos iniciais serão ministrados os componentes curriculares fundamentais, e, a partir do terceiro, teremos os componentes curriculares mais direcionados para a formação universitária em Nutrição.


Qual a estrutura física que o UNIFACEX disponibiliza para atender as necessidades do curso?


Esta sendo construída a unidade V do UNIFACEX, na qual se encontra prevista salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos, laboratórios específicos  para o Curso de Nutrição,  auditório, estacionamento, tudo o que poderemos considerar necessário para o adequado funcionamento do Curso. Inicialmente, em 2013, vamos funcionar na estrutura já existente, apenas no turno matutino. Porém, ainda temos vagas disponíveis para inscrição no nosso Curso.


E como está o mercado de trabalho na área de Nutrição do Rio Grande do Norte?


O mercado de trabalho para o profissional de nutrição se encontra em plena expansão; até porque o Conselho Federal de Nutricionistas exige a presença do profissional em diversos setores da sociedade. Por exemplo, na Nutrição Clínica, os profissionais atuam em hospitais, em clínicas especializadas, realizam atendimentos domiciliares e terapia nutricional. A presença do Nutricionista é também requerida em escolas, creches, hotéis, academias, assessoria e consultoria, indústria de alimentos, rede pública de saúde, vigilância sanitária de alimentos, vigilância alimentar e nutricional, dentre outros. 

Depois da entrevista você ficou curioso para saber mais sobre o curso de Nutrição do UNIFACEX? Então entre no nosso site e confira todas as notícias sobre esse e outros cursos presente na Instituição http://www.unifacex.com.br. Outras informações também pode ser obtidas através do Call Center, pelo telefone (84) 3235-1415.