UNIFACEX lança a primeira liga de PICS em Odontologia do Brasil

LAOPICS será um espaço utilizado por todos os cursos da área da saúde


Na última semana, o UNIFACEX deu mais um passo importante para o ensino superior do estado e inaugurou a primeira liga de PICS em Odontologia do Brasil, a LAOPICS (Liga Acadêmica de Odontologia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).

As Práticas Integrativas e Complementares são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e seu uso vem sendo cada vez mais utilizado para prevenir diversas doenças, assim como para proporcionar bem-estar e qualidade de vida. 

No curso de Odontologia, o aluno estuda a fundo uma infinidade de disciplinas que apresentam conhecimentos sobre cabeça e pescoço, mas existe algo primordial e importante no cuidado, feito em qualquer área da saúde: entender o paciente como um todo. “Nosso corpo fala e tudo está conectado: o emocional, o físico e o espiritual. Somos um todo e não divididos em partes específicas. Essa é a visão e a filosofia das PICS, de reconhecer e entender mais sobre como os desequilíbrios podem afetar na nossa saúde. Ouvir nosso corpo falar e estar atento aos sinais e, assim, promover o cuidado certo e eficaz”, explica o estudante e presidente da Liga, Rhodolffo Wanderley.

Além da importância para o ensino-aprendizagem, a criação da LAOPICS relembra o quanto o ambiente acadêmico é fundamental na formação dos estudantes, enquanto pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações. “A LAOPICS é um movimento de protagonismo estudantil, são os alunos que mobilizam todas as produções dentro da Liga, nós professores, trabalhamos juntos para orientar, mas as decisões são dos estudantes” comenta Alice Fuscella, coordenadora do curso de Odontologia.

No dia do empossamento dos alunos na Liga, a Reitora Candysse frisou o quanto o momento é de alegria e importância para o UNIFACEX. “Somos uma instituição que incentiva a inovação e ver nossos alunos acreditando nisso também me deixa muito orgulhosa. Eu acredito que esse espaço será muito significativo para todos os alunos que se interessam em novos conhecimentos e, assim, estarão capacitados para apresentar um diferencial no mercado de trabalho com um olhar diferente”, ressaltou.

A LAOPICS é um espaço importante não somente para os estudantes do curso de Odontologia, mas também servirá, tanto de referência como de estudo, para os outros cursos da área da saúde ofertados no UNIFACEX.