COMUNICADO OFICIAL – CORONAVÍRUS

CORONAVÍRUS: COMO O CENTRO UNIVERSITÁRIO PODE PREVENIR A INFECÇÃO E PROTEGER A COMUNIDADE ACADÊMICA Prezada comunidade acadêmica, a seguir, compartilhamos com vocês informações valiosas para afastar o vírus dos ambientes do Centro Universitário, visando à orientação dos colaboradores e alunos sobre medidas preventivas. Enfatizamos, ainda, que: alunos que viajaram recentemente aos locais com incidência do […]


CORONAVÍRUS: COMO O CENTRO UNIVERSITÁRIO PODE PREVENIR A INFECÇÃO E PROTEGER A COMUNIDADE ACADÊMICA

Prezada comunidade acadêmica,

a seguir, compartilhamos com vocês informações valiosas para afastar o vírus dos ambientes do Centro Universitário, visando à orientação dos colaboradores e alunos sobre medidas preventivas.

Enfatizamos, ainda, que:

alunos que viajaram recentemente aos locais com incidência do vírus não compareçam às aulas durante o período de incubação da doença.

O álcool em gel está disponível em diferentes pontos do Centro Universitário e a atenção com a higiene dos ambientes foi redobrada.

Prevenir é a melhor solução, então, não esqueça de:

• cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
• utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• não compartilhar objetos de uso pessoal;
• limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
• lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
• não sair de casa enquanto estiver doente.

Fique atento aos sintomas!
São sintomas da doença: febre, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Saiba como o coronavírus é transmitido.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos contagiosos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, sabemos que a transmissão do coronavírus por contato pessoal se dá através de secreções contaminadas, tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vamos, juntos, fortalecer essa rede de proteção!

Fonte: Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ofício-Circular nº 41/2020/Diapo/ChefiaGabin/Gabin-FNDE e Hospital Israelita Albert Einstein (Equipe de infectologistas)