Graduação

08/08/2019

Candidatura do Forte dos Reis Magos a Patrimônio Mundial é feita em evento sediado no UNIFACEX


Na última quarta-feira, 7, o auditório do campus Deodoro sediou o Seminário Regional das Comissões de Políticas Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O evento contou com a participação de conselheiros de todo o país, bem como profissionais de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, foram apresentados e discutidos temas de grande relevância, reunindo iniciativas desenvolvidas em universidades públicas e privadas de Natal, projetos de pesquisas e iniciativas sociais, como “Intervenções do Patrimônio Arquitetônico Potiguar”, “Natal Desenhada: ações de educação patrimonial do grupo Urban Sketchers Natal”, apresentações dos projetos de extensão “Ribeira Minha Ribeira”, “Olhos da Ribeira: Projeto de Requalificação Urbana” e “Projeto Viva o Centro”.

Na oportunidade do evento, foi apresentado o processo de candidatura do Forte dos Reis Magos, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), administrador da construção desde 2013, como Patrimônio Mundial da Humanidade. O processo de candidatura inclui uma documentação detalhada, que defende a importância do patrimônio histórico. Parte do trabalho foi apresentado pela Arquiteta e Urbanista Cintia Liberalino.

O documento de candidatura também prevê ações de manutenção e preservação para o Forte dos Reis Magos e seu entorno, apresentando soluções para problemas identificados na construção. O projeto do entorno está sendo desenvolvido pelo Arquiteto e Urbanista, Haroldo Maranhão, e também foi apresentado no evento.

Para Emanuelle Albuquerque, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a candidatura é de estrema importância. “A titulação de Patrimônio Mundial da Humanidade, conferida pela UNESCO, está justamente na proteção conferida a este bem arquitetônico e histórico que é o Forte dos Reis Magos. Além da proteção, a valorização, com o investimento de mais recursos para sua conservação para as futuras gerações”.

O Forte dos Reis Magos é uma construção datada de 25 de dezembro de 1599, que marca o ponto inicial de Natal. Ponto turístico e histórico, é um dos mais importantes da cidade.

Na ocasião, a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, também apresentou informações sobre o processo de tombamento do edifício do Hotel Internacional dos Reis Magos, atual Hotel Reis Magos.