Graduação

Pedagogia

EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

O Curso de Pedagogia tem uma proposta inovadora na formação do Pedagogo, estruturada conforme as novas Diretrizes Curriculares (DOU 15/05/2006.); como também atualizada em consonância com a Resolução n.2, jul./2015. Estes documentos determinados pelo MEC definem o perfil dos licenciados para o século XXI. Nessa perspectiva, desenvolve um trabalho que focaliza a práxis docente, destacando sua relação essencial com o saber situado em contexto educativo.

O curso abriga um conjunto de conhecimentos que se chama de “saberes da área da educação” Assim, a Pedagogia está ligada à razão que extrapola uma razão meramente instrumental, mas que possibilita ao educador agir intencionalmente na formação de opiniões e de princípios éticos e morais dos educandos. Durante o processo de formação o discente poderá participar também de estágios não-obrigatório, pois estamos vinculados com as agências integradoras: IEL – Instituto Euvaldo Lodi e CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.

MISSÃO

O Curso de Pedagogia do UNIFACEX tem como missão formar o Pedagogo para atuar com competência e de forma interdisciplinar na gestão e na docência, desenvolvendo ações educativas na Educação Básica em espaço escolar e não escolar, ancorados pelos valores éticos, pelos conhecimentos sociais, políticos e científicos.

OBJETIVOS

Gerais

Formar docentes e gestores do trabalho pedagógico para desenvolver ações educativas com postura ética e crítica, considerando os aspectos sócio-político presentes no exercício de sua profissão no contexto contemporâneo.

Específicos

  • Oportunizar o acesso aos conhecimentos essenciais à prática docente e do gestor, visando a aprendizagem significativa e impulsionadora de ações educativas em instituição escolar, empresas, espaços filantrópicos (ONG’s, associações, dentre outros);
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica e científica dos discentes, através de práticas investigativas que lhe permita teorizar a prática docente;
  • Desenvolver nos discentes as competências necessárias para estabelecer relação teoria e prática nas experiências pedagógicas;
  • Promover a compreensão sobre a relevância de práticas que evidenciem o respeito a diversidade cultural e a inclusão escolar.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional formado pelo Curso de Pedagogia do UNIFACEX será capaz de atuar na docência e na gestão do trabalho pedagógico na Educação Básica, em instituições públicas e privadas, a partir da compreensão do significado sócio-político de sua prática pedagógica, com competência intelectual, técnica e consciência profissional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

  • Ter domínio dos conhecimentos teóricos específicos que respaldam a ação docente e a gestão pedagógica (direção e coordenação);
  • Identificar os fenômenos culturais e sociais que interferem no processo educacional, promovendo o respeito a diversidade cultural e socioambiental;
  • Atuar com ética e compromisso na gestão e na docência, assegurando o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, estético, cultural, lúdico e artístico;
  • Compreender e valorizar a construção de atitudes cidadã;
  • Desenvolver práticas pedagógicas, respeitando o desenvolvimento humano nas etapas e modalidades da educação básica e, na perspectiva da inclusão escolar;
  • Participar da gestão escolar contribuindo democraticamente na construção e revisão do projeto político pedagógico, visando promover uma educação de qualidade.
  • Organizar os conteúdos escolares na perspectiva de atender as demandas sociais, utilizando metodologia que possibilite a contextualização e a interdisciplinaridade;

INSTALAÇÕES

O curso dispõe de salas de aula, biblioteca e laboratório adequados e climatizados. Também conta com a Escola de Aplicação situada no Colégio FACEX, possibilitando o discente vivenciar a teoria com a prática. Esta experiência favorece na formação do discente, ampliando o seu processo de aprendizagem sobre os conhecimentos científicos e didáticos indissociáveis entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas. Em cada unidade o estudante é submetido a desenvolver atividades avaliativas que deverão integrar um valor de 10 (dez) pontos. Estes estão distribuídos em uma ou mais atividades avaliativas com o peso total de 3,0 (três) pontos, nas quais o professor poderá escolher a aplicação em grupo ou individual, através de relatórios, seminários, trabalhos de pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação com peso 7,0 (sete), em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.
A cada verificação de aproveitamento das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

Mediante exame final, cuja nota obtida, somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalta-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

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