Graduação

Gastronomia

Por que Gastronomia UNIFACEX?

O curso superior de tecnologia em Gastronomia do UNIFACEX apresenta um projeto pedagógico moderno que propõe a formação de profissionais empreendedores, qualificados e atuantes no mercado de trabalho da gastronomia, respeitando a cultura, a sociedade e o meio ambiente. Nossa instituição apresenta, segundo o MEC, um conceito 4, representando assim o padrão de qualidade de todos os cursos existentes.

MISSÃO

O curso de gastronomia do UNIFACEX tem por missão formar profissionais aptos a desenvolverem de forma plena e inovadora as atividades da área profissional, que incluem, dentre tantas, a gestão de negócios, a valorização da cultura e a oferta de alimentos seguros ao consumidor.

OBJETIVOS
  • Incentivar a cultura do empreendedorismo nos alunos, visando atuação no segmento da gastronomia e áreas afins.
  • Formar profissionais que valorizem a cultura gastronômica, considerando o contexto social vivido, respeitando o meio ambiente e promovendo a saúde e a sustentabilidade.
  • Propiciar o conhecimento sobre gerenciamento, operacionalização e aplicação de técnicas gastronômicas valorizando cozinha regional, nacional e internacional.
  • Oferecer formação adequada para o desenvolvimento do pensamento crítico, capaz de: tomar decisões, gerenciar, assumir liderança, aprender continuamente e ser flexível para enfrentar mudanças.
  • Fomentar atividades que envolvam a extensão e a pesquisa.

 

PERFIL DO EGRESSO DE GASTRONOMIA

O egresso do curso de tecnologia em Gastronomia do UNIFACEX será um profissional capaz de lidar adequadamente com as questões éticas, científicas, sociais e econômicas de sua área de atuação, incluindo todas as etapas dos processos técnicos e operacionais de transformação do alimento, além da gestão de negócios e empreendedorismo no ramo da gastronomia.

INSTALAÇÕES
  • Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  • Biblioteca com um vasto acervo na área de Gastronomia e da saúde, com acesso on-line.
  • Laboratórios de informática com equipamentos e softwares que promovem a vivência do aluno;
  • Laboratório de Análise sensorial com toda a tecnologia necessária a essa prática.
  • Laboratório de Técnica e Dietética com equipamentos novos e de alta tecnologia.
  • Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  • Estacionamento amplo
  • Lanchonetes;
  • Serviço de reprografia;
  • Apoio Psicopedagógico.
AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

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