Pedagogia

Graduação

3200 horas

Noite

Capim Macio


Conceito ENADE

SOBRE O CURSO

O Curso de Pedagogia tem uma proposta inovadora na formação do Pedagogo, estruturada conforme as novas Diretrizes Curriculares (DOU 15/05/2006.); como também atualizada em consonância com a Resolução n.2, jul./2015. Estes documentos determinados pelo MEC definem o perfil dos licenciados para o século XXI. Nessa perspectiva, desenvolve um trabalho que focaliza a práxis docente, destacando sua relação essencial com o saber situado em contexto educativo.

 

O curso abriga um conjunto de conhecimentos que se chama de “saberes da área da educação” Assim, a Pedagogia está ligada à razão que extrapola uma razão meramente instrumental, mas que possibilita ao educador agir intencionalmente na formação de opiniões e de princípios éticos e morais dos educandos. Durante o processo de formação o discente poderá participar também de estágios não-obrigatório, pois estamos vinculados com as agências integradoras: IEL – Instituto Euvaldo Lodi e CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.

 

DIFERENCIAIS

  • Amplo campo de estágio não-obrigatório pelo convênio com as agências de integração;
  • Projeto Político Pedagógico adequado as diretrizes do MEC, privilegiando a formação por competência com base no ensino, na pesquisa e na extensão;
  • Espaço de aplicação e aprendizagem no Colégio FACEX;
    metodologias que valorizam a teoria articulada a prática em espaço escolar e não escolar;
  • Bolsas de estudos para alunos em iniciação científica;
  • Elevado índice de empregabilidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho;
  • Formação favorável para aprovação em concurso público;
  • Aulas de campo que ampliam os conhecimentos teóricos;
  • Utilização de laboratório para as práticas na disciplina de ciências naturais;
  • Reconhecimento na avaliação de cursos superiores realizada pelo
  • Guia do Estudante da Editora Abril.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas. Em cada unidade o estudante é submetido a desenvolver atividades avaliativas que deverão integrar um valor de 10 (dez) pontos. Estes estão distribuídos em uma ou mais atividades avaliativas com o peso total de 3,0 (três) pontos, nas quais o professor poderá escolher a aplicação em grupo ou individual, através de relatórios, seminários, trabalhos de pesquisas, dentre outros.

 

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação com peso 7,0 (sete), em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.
A cada verificação de aproveitamento das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que

 

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

 

  • Mediante exame final, cuja nota obtida, somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalta-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

POLÍTICA PEDAGÓGICA

O Projeto Político Pedagógico do Curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.

 

As disciplinas da matriz curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela segunda forma, esta deve estar em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134 de10/10/2016.

RECONHECIMENTOS

5

Conceito ENADE

INFORMAÇÕES

Dado Legal: PORTARIA 915 - MEC

Vagas: 140

Duração: 3200 horas

ENADE: 5

CPC: 4


Coordenação

Joseane Maria Araujo de Medeiros

pedagogia@unifacex.edu.br

(84) 3235-1415

Lattes