Ações


AÇÕES

Ações desenvolvidas pelo setor Psicopedagógico :

  1. Acompanhar e interferir na relação professor-aluno nos aspectos subjetivos: Quando há demanda a coordenação solicita ao setor uma intervenção. O setor diagnostica e orienta a melhor forma de condução.
  2. Reorientar nas escolhas profissionais: No inicio de cada semestre os coordenadores encaminham os alunos que estão se questionando no que diz respeito as escolhas feitas na vida, principalmente no que tange a escolha profissional.
  3. Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente, coordenadores: Foi oportunizado espaços de integração entre coordenadores, professores e alunos. Alguns trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula sem a presença do professor para facilitar uma maior reflexão sobre a sua responsabilidade com a profissão e o seu papel diante dela.
  4. Acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem: Os atendimentos realizados analisam as dificuldades de aprendizagem do aluno pois um dos objetivos refere-se à possibilidade de inserir o aluno no processo ensino-aprendizagem. Por isso, procuramos avaliar através das escutas psicopedagógicas e também da atitude do professor frente ao desempenho do aluno, considerando o desejo do mesmo em querer se apropriar desse saber e superar as dificuldades quando há uma fratura neste aprender.
  5. Cooperar na fundamentação dos docentes no que diz respeito à inclusão: O apoio a coordenação e ao professor diante destes casos se torna fundamental em virtude das questões familiares envolvidas onde o setor será mediador através de sua fundamentação teórica e das relações entre família, aluno, especialista e professor. Esta mediação pautará as adaptações curriculares caso seja necessárias.
  6. Ter um olhar psicopedagógico no processo seletivo dos docentes: Participa oportunizando um olhar de forma que a entrada desses profissionais na instituição contemple as diversas modalidades de aprendizagem. Para isso utilizamos uma prova projetiva: o “Par Educativo” que tem como objetivo revelar a relação do professor com a aprendizagem.