Professor Vieira e sua trajetória no UNIFACEX

Todos que fazem o UNIFACEX compartilham o respeito e gratidão a esse grande homem, que hoje descansa nos braços do Pai.


Raymundo Gomes Vieira nasceu no Acre. Devoto de São Francisco, dedicou parte de sua juventude à vida religiosa. Formado em Pedagogia, foi Diretor da Escola Santos Dumont (Base Áerea) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No final dos anos 70, a história de Professor Vieira, como era mais conhecido, se misturou com a da instituição.

Raymundo foi o responsável por criar o primeiro Projeto Pedagógico do então curso de Secretariado Executivo, embrião do que viria a ser o UNIFACEX. Mais tarde, também foi o responsável pela modernização e criação dos demais cursos.

Tornou-se Diretor Pedagógico da Faculdade para Executivos – Facex e continuou a buscar melhorias para o ensino ofertado. Em 2012, a Faculdade adquire junto ao MEC a autorização e se torna Centro Universitário, e Professor Vieira então assume o posto de 1º Reitor do UNIFACEX. “Uma pessoa humilde, Vieira construiu o direito de ser o Reitor. Ele foi útil e sempre será útil a história desta instituição”, comentou o Chanceler do Centro, José Maria Barreto de Figueiredo.

A frente da Reitoria, Professor Vieira foi o responsável por grandes mudanças na IES. “Ingressei na instituição em 1998 para lecionar no curso de Administração, recém criado, a convite do Professor Vieira. Foram mais de 20 anos trabalhando ao seu lado na Reitoria, com quem pude aprender e compartilhar experiências profissionais. Professor Vieira possuía uma mente brilhante e uma sabedoria ímpar, a quem agradeço pela convivência, deixando aqui minha eterna gratidão”, fala do professor José Medeiros, Ouvidor do UNIFACEX.

Foram mais de 40 anos de vida dedicados a esta instituição e tantos outros dedicados ao grande propósito da educação. Homem simples e de fé, Raymundo Gomes Vieira deixou um grande legado na história do UNIFACEX. “Foram décadas acreditando nesta instituição. Vieira nos ajudou a construir o UNIFACEX. Aprendi muito com ele, meus filhos aprenderam muito com ele também. Não existiria UNIFACEX sem a valiosa contribuição desse homem e grande amigo”, finaliza José Maria.

Todos que fazem o UNIFACEX, e que tiveram a chance de conhecer e trabalhar com Professor Vieira compartilham o respeito e gratidão a esse grande homem, que hoje descansa nos braços do Pai.

Muito obrigado por tudo, Professor Vieira!