Estudante que deixou de fazer o Enade pode apresentar recurso

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM INFORMAÇÕES DO INEP – REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – 04/02/2015 – BELO HORIZONTE, MG Os estudantes habilitados que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2014 e tiveram o pedido de dispensa indeferido pela instituição na qual estudam têm mais uma chance de ser liberados. O Instituto Nacional […]


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM INFORMAÇÕES DO INEP – REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – 04/02/2015 – BELO HORIZONTE, MG

Os estudantes habilitados que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2014 e tiveram o pedido de dispensa indeferido pela instituição na qual estudam têm mais uma chance de ser liberados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recebe recursos até o dia 17 próximo, pela internet.

O pedido deve conter declaração original de aluno regular e habilitado ao exame, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de ensino — o documento estará disponível on-line para preenchimento e impressão. Também será necessário apresentar cópia autenticada ou original do documento comprobatório do impedimento da participação. Apresentados os documentos, o sistema vai gerar um número de protocolo de registro de preenchimento e retirada, o qual deve ser usado pelo estudante para acompanhar o processo.

Os critérios para deferimento de dispensa constam do anexo da Portaria do Inep nº 584, de 3 de dezembro de 2014. O estudante que permanecer em situação irregular deve ser inscrito para o próximo exame. A lista completa dos dispensados será divulgada no portal do Inep em data a ser divulgada.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. As provas da edição de 2014 foram aplicadas em 23 de novembro. Estavam inscritos 483.520 estudantes. O índice de abstenção foi de 17,9%.

Os recursos devem ser apresentados na página do Enade na internet.