Curso de Psicologia realizará ações especiais para a campanha do Setembro Amarelo

A programação começará na próxima segunda-feira, 12


Iniciou-se mais uma campanha do “Setembro Amarelo”, criada para conscientizar e prevenir o suicídio. A Associação Brasileira de Psiquiatria trouxe, este ano, o tema “A vida é a melhor escolha” para abordar a importância do diálogo acerca de um tema que ainda é tabu em nossa sociedade.

Para dar visibilidade à campanha, o curso de Psicologia preparou algumas ações que serão realizadas durantes todo o mês. A abertura acontecerá na segunda-feira, 12, no pátio da Unidade II, durante os intervalos dos turnos matutino e noturno, com distribuição de fitas amarelas e orientações acerca do tema.

Levando o evento para fora da instituição, em parceria com o Nordestão, será ministrada uma palestra para explicar sobre a campanha do Setembro Amarelo nas unidades do supermercado de Petrópolis e Maria Lacerda. O curso de Psicologia também participará do projeto Superendividados, do Núcleo de Prática Jurídica, contribuindo com atendimento psicológico aos assistidos.

O Plantão Psicológico, atendimento e acolhimento de demanda de sofrimento pontual e emergencial, realizado por alunos pré-concluintes e concluintes, acontecerá todas as quintas, a partir do dia 22 de setembro, das 17h30 às 21h30, na sala do NUPICS, localizada na Unidade II, e será voltado para a comunidade interna do UNIFACEX.

O curso também realizará o Grupo de Bem-estar, atividade com o objetivo de promover e disseminar práticas de autocuidado e bem-estar para a promoção da saúde mental, com previsão de início para outubro e dividido em 7 encontros:

  • Bem-estar, vida e saúde;
  • Práticas de autocuidado;
  • Cuidado nos tempos acelerados (ansiedade);
  • Planejamento da rotina (gestão do tempo);
  • Importância dos laços afetivos;
  • Técnicas de relaxamento e mindfulness;
  • Bem-estar, vida e saúde.

Durante todo o mês de setembro, os alunos também realizarão ações on-line, nas redes sociais, e presencialmente, com orientações sobre saúde, bem-estar e saúde mental, para disseminar a informação à população.

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS

DIA

EVENTO LOCAL E HORÁRIO PÚBLICO ALVO

13 e 15/09

Palestra – Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança Anfiteatro 2 – 10h

Funcionários FACEX e UNIFACEX

15/09

Oficina – Setembro Amarelo Anfiteatro – 18h

Alunos

17/09

Palestra Amor à Vida Auditório Unidade III – 9h

Alunos

19/09

Palestra – Preconceito e saúde mental: conhecer em defesa da vida Sala 2104 – 10h

Alunos

24/09 Palestra on-line – Acolher o sentimento silenciado Microsoft Teams – 9h

Alunos