Curso de Farmácia cria a Liga Acadêmica de Análises Clínicas

A LAAC visa promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula


O curso de Farmácia criou a Liga Acadêmica de Análises Clínicas (LAAC), que visa promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula. A LAAC surgiu pelo interesse dos alunos por uma das dez grandes linhas de especialidade do profissional farmacêutico: as análises clínico-laboratoriais.

A Liga propõe um aprofundamento do senso crítico, raciocínio científico e complementação da formação profissional, incentivando e desenvolvendo a promoção de ações e projetos de extensão, além de proporcionar maior interação dos discentes do curso com a área das análises clínicas.

A análise clínica é um campo que acompanha o farmacêutico, principalmente, desde meados da década de 60, e compete ao profissional a emissão de laudos e realização de exames em laboratórios. Para o Prof. Dr. Walter Ferreira, fundador e orientador da Liga, essa é uma área muito importante para o profissional. “Mesmo não sendo uma área exclusiva do farmacêutico, é um campo muito abrangente e que absorve anualmente muitos profissionais.”

A Liga Acadêmica de Análises Clínicas é composta por:

PRESIDÊNCIA

Presidente – Fabíola Lyonne;

Vice-presidente – Emilly Vilanova.

DIRETORIA:

Diretor financeiro – Weverton Alves;

Diretora de ensino – Déborah Santos;

Diretora de extensão – Brisa Barbosa;

Diretora de pesquisa – Angela Almeida;

Diretoras de comunicação – Thayane Dantas e Wlyane da Silva.

Para o coordenador do curso, Marcelo Arcanjo, a criação da Liga Acadêmica de Análises Clínicas surge como uma possibilidade de imersão nos conteúdos estudados em sala de aula e nos laboratórios, permitindo uma junção entre ensino, pesquisa e prática. “A LAAC representa um ganho notório à comunidade acadêmica, que se beneficia com as pesquisas e os eventos promovidos pela Liga, e, em especial, aos discentes, pois agrega conhecimento e valor à vida do estudante”, comenta o coordenador.

FARMÁCIA UNIFACEX

A graduação em Farmácia apresenta um currículo com proposta inovadora que estrutura a formação em 3 eixos: “Cuidado em Saúde”, “Tecnologia e Inovação em Saúde” e “Gestão em Saúde”, dada a necessária articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para contemplar o perfil do estudante.

O curso é flexível para que o acadêmico possa desenvolver suas competências e habilidades, contribuindo para o seu processo de ensino-aprendizagem, e, também, baseado na ética e na cidadania, assim como nas características regionais e nacionais.