Desde os anos 1990, o mês de outubro é considerado o mês de combate ao câncer de mama. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos e hoje tem colaboração mundial para a prevenção do câncer que é mais incidente em mulheres. O curso de Enfermagem do Centro Universitário Facex não ficou de fora das […]
Desde os anos 1990, o mês de outubro é considerado o mês de combate ao câncer de mama. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos e hoje tem colaboração mundial para a prevenção do câncer que é mais incidente em mulheres.
O curso de Enfermagem do Centro Universitário Facex não ficou de fora das ações educativas para o diagnóstico precoce do câncer. Em parceria com a construtora Hazbun, os alunos do curso estão realizando palestras, panfletagem, entregas do símbolo da campanha e exposição de faixas que alertam para a necessidade de realizar auto exame.
Ao todo, cem acadêmicos estão ministrando palestras em shopping, em escolas de Natal e na própria Hazbun. Neste trabalho educativo, os alunos utilizam modelos de mama para incentivar e conscientizar da importância do auto exame assim como os devidos procedimentos necessários para a identificação do câncer.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mamãe o segundo mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres (22% de novos casos por ano). Em 2012, a estimativa de novos casos chega a mais de 52 mil. No Brasil, a taxa de mortalidade derivada deste câncer é alta, pois a doença é diagnosticada em estágios avançados.