Alunos de Arquitetura planejam e produzem luminárias em aula prática

Em uma aula prática do curso de Arquitetura e Urbanismo, alunos desenvolveram luminárias por convecção. O processo foi desenvolvido na disciplina de Física Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo, ministrada pela professora Dra. Michelli Oliveira. A aula prática tinha o intuito de relacionar os conceitos físicos teóricos e práticos, tornando-os útil para a vida profissional […]


Em uma aula prática do curso de Arquitetura e Urbanismo, alunos desenvolveram luminárias por convecção. O processo foi desenvolvido na disciplina de Física Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo, ministrada pela professora Dra. Michelli Oliveira.

A aula prática tinha o intuito de relacionar os conceitos físicos teóricos e práticos, tornando-os útil para a vida profissional do arquiteto. A proposta era materializar na prática as teorias vistas no conteúdo de propagação de calor, através da concepção e construção de uma luminária, cujo mecanismo de funcionamento baseia-se em convecção.

O mecanismo de convecção é um sistema que se baseia no princípio de transferência de calor de uma região (quente) para outra (fria) na troca de massas quentes que se movem sob a ação de um agente externo. Trabalhando também com a criatividade, os alunos utilizaram os mais diversos materiais, como: palito de picolé, palito de churrasco, canudos, caixas de leite, bolas de gude entre outros.

A concepção e desenvolvimento deste produto pelos alunos contribuíram para o seu aprendizado não só da Física, mas especialmente na Arquitetura e na arte de projetar.