SOBRE O CURSO
O curso de Administração do UNIFACEX tem por missão formar profissionais capazes de gerir as organizações à luz das mudanças e transformações inerentes à contemporaneidade e promover resultados positivos dentro dos paradigmas organizacionais, internalizando sempre valores como: valorização humana, ética profissional, justiça, responsabilidade social e ambiental, objetivando formar bacharéis, capazes de se apropriar, continuamente, de fundamentos técnicos, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e culturais para exercer sua profissão, através de estratégias inovadoras que se adequem às peculiaridades regionais, nacionais e internacionais das organizações.
DIFERENCIAIS
- Somos o quinto melhor curso de Administração do Brasil segundo indicadores do ENADE;
- Curso estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante 2012 e 2013 da Editora Abril;
- Projeto Político Pedagógico adequado às novas diretrizes do MEC, privilegiando a formação por competência com base no ensino, na pesquisa e na extensão;
- Corpo docente composto por 80% de mestres e doutores com uma média de 5 anos no curso;
- Professores capacitados, dinâmicos e articulados com as práticas empresariais;
- Aulas dinâmicas com a utilização de metodologias que valorizam o desenvolvimento da teoria aliada à vivência empresarial por meio de diagnósticos e análises organizacionais, já a partir do primeiro período;
- Exclusiva metodologia de simulação empresarial que favorece a consolidação do conhecimento tácito e transdisciplinar;
- NE3 – Núcleo de Estudos em Estratégia Empresarial integra docentes e discentes em investigações aplicadas;
- Total integração com a pós-graduação;
- São desenvolvidas continuamente atividades de diversos matizes, como palestras, visitas técnicas, mini-cursos, assistência a comunidade entre outras;
- Bolsas de estudos para alunos em iniciação científica;
- Oferta de monitoria de ensino, pesquisa e extensão;
- Simpósio de Administração – evento anual de congregação e comemoração ao dia do administrador;
- Acervo atualizado e compatível com a necessidade da formação;
- Canais próprios de comunicação que visam à interação e integração entre docente, discentes e comunidade em geral.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.
Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.
Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:
- Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
- Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).
POLÍTICA PEDAGÓGICA
O Projeto Político Pedagógico do Curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.
As disciplinas da matriz curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela segunda forma, esta deve estar em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134 de10/10/2016.
RECONHECIMENTOS
4
Conceito ENADE