SOBRE O CURSO
O curso de Bacharelado em Educação Física do UNIFACEX deverá formar profissionais para atuarem em diferentes instituições que ofereçam serviços de esportes, lazer e saúde. Compreenda-se as instituições de esporte, de lazer e da saúde como espaços de diálogo que se apresente em sintonia com as transformações sociais e com as necessidades, expectativas e interesses dos pacientes/clientes/estudantes.
DIFERENCIAIS
- A estrutura do Curso de Educação Física conta com a mais ampla área de práticas corporais como: Laboratórios Multidisciplinares; Laboratório de Anatomia com peças naturais, molhadas e sintéticas; Ginásio Poliesportivo (Quadra, Área de Lutas e Sala de Espelho); Parque Aquático; Laboratório de Avaliação Física; Quadra de Areia; e Espaço Multifuncional para Práticas Corporais;
- Curso reconhecido pelo MEC com conceito 4;
- Projeto Político Pedagógico diferenciado, voltado para a formação do Professor/Profissional de Educação Física generalista, organizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC;
- Proposta pedagógica vivencial, que oportuniza aos educandos a vivência articulada entre teoria e prática de forma sistemática e acolhedora;
- Convênios com a Secretaria de Saúde Municipal para estágio na área da saúde;
- Convênios com Academias de Natal e outros municípios;
- Espaço de aplicação e aprendizagem no
- Colégio Facex;
- Metodologias que valorizam a teoria articulada a prática em espaço escolar e não escolar;
- 640 horas de Estágio Curricular;
- Atividades vivenciais nos diferentes campos de atuação do Professor/Profissional de Educação Física através de práticas extensionistas integradas à matriz curricular;
- Maior biblioteca privada do RN, com quase 70000 volumes;
- Alto nível de empregabilidade;
- Oferta de monitoria de ensino;
- Corpo docente com 80% de mestres e doutores.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.
Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.
Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:
- Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
- Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).
POLÍTICA PEDAGÓGICA
O Projeto Político Pedagógico do Curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.
As disciplinas da matriz curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela segunda forma, esta deve estar em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134 de10/10/2016.