Graduação

Odontologia

MISSÃO

O curso de Odontologia do UNIFACEX tem por missão formar cirurgiões-dentistas com visão crítica da realidade social, econômica, política e cultural, promovendo a capacidade técnica para execução de atividades específicas da área. O UNIFACEX tem como pressupostos fundamentais formar profissionais/cidadãos qualificados a intervir no processo saúde-doença da população, baseada no conceito de saúde constitucionalmente estabelecido, bem como adequada às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

OBJETIVOS

O objetivo do curso de Odontologia é proporcionar, desde o seu início, o conhecimento e habilidades necessárias ao profissional generalista, para que ele possa se inserir no mercado de trabalho com competência e dever ético e humanístico, com ênfase na promoção de saúde e na prevenção das doenças bucais.

DIFERENCIAIS

Laboratório de Pré-Clínica dotado de inovadora tecnologia digital multimídia
Incorporação de tecnologias atuais: endodontia com instrumentos rotatórios e localizador apical
Micro-Odontologia – aquisição e adoção de microscopia - magnificação óptica
Diagnóstico por imagem digital – compromisso e responsabilidade ambiental - tomografias
Currículo integrado que adotará processo de aprendizagem baseado na problematização
Atenção aos ciclos de vida: criança, adolescente (hebiatria), adulto e idoso
Atenção especial à mulher: criação de um espaço de acolhimento odontológico para mulheres gestantes, lactantes, assistidas por programas sociais, como por exemplo, as vítimas de violência doméstica e em ressocialização

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
  • Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).