Graduação

Fisioterapia

MISSÃO

A missão do curso de Fisioterapia do UNIFACEX é formar fisioterapeutas cidadãos, com a perfeita compreensão do processo saúde doença e seu papel junto às intervenções em todos os níveis de atenção à saúde, aptos para inserção no mercado de trabalho, comprometido com a sociedade, com a ética, com o desenvolvimento político, cientifico, cultural e socioambiental.

OBJETIVOS

  • Formar profissionais capacitados, técnico e cientificamente, a aplicar de forma integral os seus conhecimentos, através de uma abordagem holística, adequada à realidade regional e nacional;
  • Promover a integração e sedimentação dos conteúdos através da multi e interdisciplinaridade, com a adoção de metodologias de ensino associando teoria à prática, que possibilite uma flexibilidade curricular, permitindo uma visão humanista e tecnicista;
  • Proporcionar ao aluno uma formação adequada para o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo, tornando-o capaz de tomar decisões, administrar, gerenciar, assumir liderança, aprender continuamente e ser flexível para enfrentar e/ou adaptar-se as mudanças proporcionadas pelo mercado;
  • Inserir o aluno, desde o início do curso, no contato com a profissão através de atividades práticas, de extensão e estágios.

DIFERENCIAL UNIFACEX

UNIFACEX, instituição com conceito 4 pelo MEC, apresenta seu curso de graduação em Fisioterapia trazendo uma proposta científica inovadora, apresentando um currículo com formação generalista em seus objetivos e flexível para o acadêmico desenvolver suas competências e habilidades, melhor oportunizando os fundamentos na arte de aprender, baseado na ética e cidadania, nas características regionais e nacionais.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de graduação em Fisioterapia, dentro da proposta generalista do UNIFACEX deverá ser um profissional humanístico, crítico e reflexivo, com uma formação multidisciplinar e interdisciplinar, baseado no rigor científico e intelectual, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Formado numa visão holística, tendo como relevante objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, a partir das suas competências em elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos, a sua eficácia, a sua resolutividade e as condições de alta do cliente submetido a estas práticas de saúde.

INSTALAÇÕES

  • Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  • Biblioteca com um vasto acervo na área de Fisioterapia e da saúde, com acesso online;
  • Laboratórios de informática com equipamentos e softwares que promovem a vivência do aluno;
  • Laboratórios de anatomia humana com peças molhadas, que facilitam a fixação do conteúdo e a aprendizagem através de uma visão mais realista do corpo humano;
  • Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  • Estacionamento amplo;
  • Lanchonetes;
  • Serviço de reprografia;
  • Apoio Psicopedagógico.

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

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