Graduação

Administração

MISSÃO

O curso de Administração do UNIFACEX tem por missão formar profissionais capazes de gerir as organizações à luz das mudanças e transformações inerentes à contemporaneidade e promover resultados positivos dentro dos paradigmas organizacionais, internalizando sempre valores como: valorização humana, ética profissional, justiça, responsabilidade social e ambiental.

OBJETIVOS

O objetivo do curso de Administração do UNIFACEX é formar bacharéis, capazes de se apropriar, continuamente, de fundamentos técnicos, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e culturais para exercer sua profissão, através de estratégias inovadoras que se adequem às peculiaridades regionais, nacionais e internacionais das organizações.

DIFERENCIAL UNIFACEX

  • Somos o quinto melhor curso de Administração do Brasil segundo indicadores do ENADE;
  • Curso estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante 2012 e 2013 da  Editora Abril;
  • Projeto Político Pedagógico adequado às novas diretrizes do MEC, privilegiando a formação por competência com base no ensino, na pesquisa e na extensão;
  • Corpo docente composto por 80% de mestres e doutores com uma média de 5 anos no curso;
  • Professores capacitados, dinâmicos e articulados com as práticas empresariais;
  • Aulas dinâmicas com a utilização de metodologias que valorizam o desenvolvimento da teoria aliada à vivência empresarial por meio de diagnósticos e análises organizacionais, já a partir do primeiro período;
  • Exclusiva metodologia de simulação empresarial que favorece a consolidação do conhecimento tácito e transdisciplinar;
  • NE3 – Núcleo de Estudos em Estratégia Empresarial integra docentes e discentes em investigações aplicadas;
  • Total integração com a pós-graduação;
  • São desenvolvidas continuamente atividades de diversos matizes, como palestras, visitas técnicas, mini-cursos, assistência a comunidade entre outras;
  • Bolsas de estudos para alunos em iniciação científica;
  • Oferta de monitoria de ensino, pesquisa e extensão;
  • Simpósio de Administração – evento anual de congregação e comemoração ao dia do administrador;
  • Acervo atualizado e compatível com a necessidade da formação;
  • ARKHÉ – Empresa Júnior, que possibilita a aprendizagem do aluno, em formato mais tangível;
  • Canais próprios de comunicação que visam à interação e integração entre docente, discentes e comunidade em geral.
  • Elevado índice de empregabilidade (cerca de 80% dos egressos atuando no mercado).

OS ADMINISTRADORES DO UNIFACEX SERÃO CAPAZES DE:

  • Promover estratégias e práticas inovadoras nas organizações, face às exigências do mercado atual, numa perspectiva de valorização do ser humano e da organização;
  • Aplicar as ferramentas da administração estratégica e participativa no ambiente organizacional para gerenciar organizações de diferentes complexidades
  • Tomar decisões de negócio de forma crítica, lógica e flexível;
  • Atuar de forma justa e ética na condução pessoal, profissional e organizacional;
  • Atuar nas organizações proativamente e com visão holística e sistêmica, considerando às questões social, econômica, política, tecnológica e cultural.
  • Compreender a profissão do administrador como práxis e política estabelecendo articulação permanente entre teoria e prática.
  • Comunicar-se e expressar-se com clareza e objetividade, na forma oral e escrita, com linguagem compatível ao exercício profissional;
  • Diagnosticar as relações organizacionais sob a ótica do ambiente em que a organização está inserida, de acordo com as contingências (internas e externas);
  • Exercer funções inerentes à gestão organizacional, incorporando novos valores, atitudes e processos de aprendizagem;
  • Gerenciar as práticas de gestão da informação capazes de apoiar a elaboração e execução de estratégias competitivas pelas diversas áreas funcionais.
  • Liderar equipes para o alcance de objetivos organizacionais;
  • Lidar com mudanças, enfrentando as novas situações e os impactos das grandes e complexas transformações que vem se operando no mundo contemporâneo, revelando-se profissional adaptável;
  • Mobilizar os recursos organizacionais em consonância com as bases do desenvolvimento sustentável;
  • Operar com valores e formulações quantitativas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, nos diferentes contextos organizacionais;
  • Organizar as atividades administrativas em conformidade com os instrumentos e as normas jurídicas
  • Reconhecer o espaço cooperativo do homem como base fundamental da sociedade, considerando a complexidade própria dos agrupamentos sociais, no intuito de formar um gestor atento aos componentes culturais, sociais e políticos inerentes às organizações.
  • Solucionar situações-problema no ambiente organizacional,utilizando o raciocínio lógico, crítico e analítico;
  • Trabalhar em equipe multidisciplinar.
  • Avaliar o desempenho com base em indicadores com vistas a retroalimentação do sistema organizacional

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Administrador é uma profissional capaz de fazer a diferença nas organizações, pois tem conhecimento de todas as áreas da empresa, sendo capaz de articulá-las tecnicamente, objetivando a maximização dos resultados.
O administrador do UNIFACEX pode atuar como: executivo, professor, diretor, gerente, empresário, consultor, assessor, dentre outros do mercado de trabalho, atuando nos segmentos da indústria, comércio e serviço, nos setores: Público; Privado e Terceiro setor. As áreas da gestão de competência do Administrador são:

  • Financeira
  • Mercado e marketing
  • Recursos humanos
  • Produção, Operações e logística
  • Sistemas de informação
  • Administração Geral

DICAS DE SUCESSO

O Administrador  deve ser capaz de liderar e motivar equipes de trabalho, além de desenvolver uma visão sistêmica da organização, inclusive de todas as variáveis ambientais que possam interferir no desempenho final, adotando as estratégias mais adequadas ao contexto organizacional e ambiental.

INSTALAÇÕES

  • Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  • Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados que promovem a vivência da gestão organizacional;
  • Biblioteca como um vasto acervo na área de Administração e com acesso on-line;
  • Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  • Grande estacionamento;
  • Lanchonetes;
  • Serviço de reprografia;
  • Apoio Psicopedagógico.

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
  • Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

 

Portaria de reconhecimento: Portaria MEC nº. 368, de 30 de julho de 2013.

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