Enfermagem

Graduação


SOBRE O CURSO

O Curso de Enfermagem da UNIFACEX tem a missão de garantir uma sólida formação do Enfermeiro, assegurar competência profissional humanescente, autonomia intelectual, capacitar para a produção de conhecimento e superação de desafios advindos do exercício da profissão.

 

DIFERENCIAIS

  • Melhor curso de Enfermagem reconhecido pelo MEC com conceito 4. Projeto Político Pedagógico diferenciado, voltado para a formação do enfermeiro generalista, organizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC.
  • Proposta pedagógica vivencial, que oportuniza aos educandos a vivência articulada entre teoria e pratica de forma sistemática e acolhedora.
  • Maior carga horária de pratica e estágio curricular supervisionado.
  • Convênios com as melhores instituições públicas e privadas do RN.
  • Alto nível de empregabilidade e aprovação em concursos públicos.
  • Articulado e integrado com a Pós-Graduação.
  • Oferta de monitoria de ensino.
  • Bolsa de incentivo a iniciação científica.
  • Corpo docente com 90% de mestres e doutores.
  • Laboratório com simulação realística.
  • Oportunidade de participar de grupo de pesquisa.

ÁREA DE ATUAÇÃO

 O Enfermeiro é um profissional capaz de fazer a diferença no mercado de trabalho devido a formação que lhe é ofertada. Pois terá conhecimento das diversas áreas da Enfermagem, bem como, nos níveis de complexidade. Sendo capaz de articular tecnicamente todo o conhecimento adquirido, maximizando os resultados em seu processo de cuidar.

 

O enfermeiro do UNIFACEX pode atuar como generalista nos diversos níveis de complexidade nos setores públicos e privados.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

 

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

 

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

 

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

 

  • Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete). 

POLÍTICA PEDAGÓGICA

O Projeto Político Pedagógico do Curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.

 

As disciplinas da matriz curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela segunda forma, esta deve estar em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134 de10/10/2016.

INFORMAÇÕES


Documentos