Ciências Contábeis

Graduação


SOBRE O CURSO

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIFACEX tem como objetivo primordial fornecer aos discentes uma cultura geral e humanística, visando a formar o Bacharel capaz de apreender a realidade e, sob o primado da ética, identificar, analisar e interpretar fenômenos econômicos e financeiros através de instrumentos, modelos e técnicas de natureza contábil, atuando como agente de mudança no gerenciamento e nas soluções para os problemas patrimoniais das organizações.

DIFERENCIAIS

  • Matriz Curricular moderna, com um quadro de professores altamente capacitados, que proporciona uma visão sistêmica ao aluno, tanto técnica como gerencial;
  • Estágio Curricular Supervisionado, permitindo que o estudante integre-se ao mercado e mostre seu talento para futuros empregadores em potencial;
  • Aulas conciliando teoria e prática;
  • Utilização de modernos laboratórios de informática;
  • Apoio e participação em projetos de iniciação científica, visitas técnicas, congressos, feiras e outros eventos científicos e empresariais.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional de Contabilidade possui uma ampla reserva de mercado de trabalho para atuar. É um profissional autônomo habilitado a instituir seu próprio negócio, como também poderá atuar em empresas públicas e privadas, em suas diversas ramificações.

 

  • Profissional Liberal
  • Consultor
  • Assessor de Negócios
  • Contador Gerencial
  • Contador Público
  • Autor
  • Empresas Públicas
  • Auditoria
  • Analista Financeiro
  • Perícia
  • Controladoria
  • Professor
  • Analista de Custos
  • Escritor

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

 

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

 

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

 

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

 

  • Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

POLÍTICA PEDAGÓGICA

O Projeto Político Pedagógico do Curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.

 

As disciplinas da matriz curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela segunda forma, esta deve estar em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134 de10/10/2016.

INFORMAÇÕES


Documentos