Mutirão de Mediação atenderá moradores de Ponta Negra neste sábado (8)

Resolução de conflitos por meio da conscientização, informação e esclarecimento: esse é o principal objetivo da mediação, ação geradora de acordos extra-judiciais que dão celeridade a processos que poderiam demorar anos para serem resolvidos pelas vias da Justiça comum. Com essa proposta, a Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN (Facex) promove, na manhã […]


Resolução de conflitos por meio da conscientização, informação e esclarecimento: esse é o principal objetivo da mediação, ação geradora de acordos extra-judiciais que dão celeridade a processos que poderiam demorar anos para serem resolvidos pelas vias da Justiça comum. Com essa proposta, a Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN (Facex) promove, na manhã deste sábado (8), na Vila de Ponta Negra, o Projeto Mutirão Mediação, voltado para a comunidade.

"Nosso intuito é conseguir resolver o máximo de conflitos possíveis, antes que estes cheguem ao Judiciário", explica Celeste Rubinho, uma das coordenadoras do projeto. "Muitas vezes, os conflitos são gerados apenas por mal entendidos, falta de orientação", diz. Segundo a professora, a mediação pode resolver casos como o pagamento de pensão alimentícia ou discussão entre vizinhos, por exemplo. Os mediadores agem de forma imparcial, e o acordo gerado é homologado judicialmente.

Mais de 40 estudantes e também professores dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia da Facex participam do projeto e estarão no atendimento do próximo sábado. Para isso, no dia 24 de setembro, a equipe visitou residências do bairro e mobilizou os moradores para a ação, que acontecerá no Centro Comunitário, próximo à igrejinha da Vila de Ponta Negra.

Núcleo de Práticas Integradas

Segundo Celeste Rubinho, os casos não solucionados por meio da mediação serão encaminhados ao Núcleo de Práticas Integradas da Facex, que é aberto à comunidade e funciona diariamente, oferecendo serviços jurídicos, psicológicos e de Serviço Social. Apenas o atendimento jurídico acontece exclusivamente nas quartas-feiras, das 7h30 às 11h.

Tanto o atendimento psicológico quanto o de Serviço Social são realizados de segunda a sexta, em horário comercial. Informações, pelo telefone 3235.1415 ou pelo e-mail mutiraomediacao@facex.net.br.

Contato para entrevista:

Celeste Rubinho – coordenadora do projeto: (84) 9983.6697