SOBRE O CURSO
O curso de Bacharelado em Serviço Social da UNIFACEX visa uma formação sólida dos profissionais desenvolvendo habilidades teórico-metodológica e ético-política, permitindo clara compreensão do objeto de atuação do/a Assistente Social, em suas dimensões sociais, históricas e profissionais.
DIFERENCIAIS
No processo formativo os profissionais assistentes sociais perpassam pela construção das seguintes competências e habilidades:
1. Ter domínio constante sobre categorias teóricas e habilidades técnico operacionais, que lhe habilitem na elaboração e implementação de propostas de trabalho, com vistas ao enfrentamento das manifestações da “questão social” e o fortalecimento de valores como a democracia, cidadania, equidade e justiça social;
2. Elaborar, coordenar, executar e avaliar políticas, programas e projetos sociais junto a órgãos estatais, privados e não-governamentais;
3. Prestar orientação e encaminhar providências seja no âmbito individual, grupal ou populacional no sentido de atender e defender os seus direitos;
4. Exercer a prática de planejamento social, organizá-lo e administrá-lo com vistas à implementação de direitos e serviços sociais;
5. Construir, executar e avaliar pesquisas, incluindo estudos socioeconômicos com os usuários, no sentido de contribuir para a análise da realidade social e subsidiar as ações profissionais nas instituições estatais, privadas e não governamentais;
6. Prestar assessoria, consultoria e capacitação de instituições públicas, privadas, do terceiro setor e assessoria a movimentos sociais;
7. Planejar, organizar e administrar serviços sociais e unidades de Serviço Social;
8. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
9. Trabalhar em equipe interdisciplinar, contribuindo para o enfrentamento de demandas no âmbito da “questão social”;
10. Capacitar técnica e politicamente representantes da sociedade civil para a defesa de políticas públicas, com vistas à formação de uma cultura democrática.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita continuamente, através da observação diária dos alunos em situações que foram previamente planejadas, como a participação nas aulas síncronas, realização dos exercícios e das atividades avaliativas. O aluno será avaliado durante todo o processo da sua formação conceitual e prática.
O processo avaliativo modular é constituído da seguinte maneira:
1) Participação e resolução dos desafios das Unidades de Aprendizagem: 20%;
2) Realização de Teste Simulado: 20%;
3) Realização da avaliação do módulo: 60%.
Aprovação por média | Para aprovação no componente curricular é preciso obter média final igual ou superior a 7,0 (sete) pontos. |
Exame final |
Se você obteve média do componente curricular igual ou superior a 2,0 (dois), mas não atingiu a média igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, poderá realizar o exame final. |
Aprovação após exame |
Para a aprovação após a realização do exame final, a média final é igual ou superior a 6,0 (seis) pontos. Composição da nota final: Média Final + Nota Exame/2. |
Obs.: o aluno tem possibilidade da segunda chamada de avaliação, caso não tenha realizado no período programado.
POLÍTICA PEDAGÓGICA
O Projeto Político Pedagógico do Curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.
As disciplinas da matriz curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela segunda forma, esta deve estar em conformidade com os pareceres CNE/CES nº 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001; Parecer CNE/CES nº 1.363/2001, aprovado em 12 de dezembro de 2001; e Resolução CNE/CES nº 15, de 13 de março de 2002; assim como, alinhada com as Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em serviço social – ABEPSS.