Unifacex lança a edição de 2013 da Revista Carpe Diem

É com muita satisfação que apresentamos a edição 2013 da Carpe Diem. Neste ano, muitas foram as conquistas, não diferentemente do ano 2012, alcançamos novas qualificações no sistema QUALIS/CAPES. Agora estamos qualificados como B4 em Enfermagem e Planejamento Urbano e Regional/Demografia, como B5 em Biodiversidade, Medicina II e Psicologia. Conquistamos, ainda, a Qualificação C nas […]


É com muita satisfação que apresentamos a edição 2013 da Carpe Diem. Neste ano, muitas foram as conquistas, não diferentemente do ano 2012, alcançamos novas qualificações no sistema QUALIS/CAPES. Agora estamos qualificados como B4 em Enfermagem e Planejamento Urbano e Regional/Demografia, como B5 em Biodiversidade, Medicina II e Psicologia. Conquistamos, ainda, a Qualificação C nas áreas Ciências Sociais Aplicadas I, Geografia, Letras/Linguística, Educação e Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Ratifica-se ainda mais a consolidação do nosso periódico como um meio para comunicar conhecimento e possibilitar reflexões sobre as mais diversas áreas da ciência. É neste contexto que apresentamos os textos desse Décimo primeiro volume.

No primeiro paper os autores trazem um estudo empírico sobre a qualidade da água no município de Pedro Velho/RN. No segundo trabalho é tratada uma alternativa do ensino do Direito, onde o autor reflete sobre a relação ensino x formação da personalidade do discente. Já o terceiro manuscrito trata da apresentação de um modelo para a elaboração de um programa computacional para simulação da distribuição de temperaturas em uma placa plana de aço carbono.

O quarto trabalho aborda o tema da gratuidade, no contexto do transporte público de Natal, com uma perspectiva de desrespeito ao direito social. Seguindo, o quinto discute a gestão da qualidade no universo da gestão de recursos humanos. Neste é feito uma discussão conceitual onde se relacionam o colaborador como indutor da qualidade organizacional. No sexto, a autora traz um retrato do graduando em Serviço Social, onde se apresentam elementos sociodemográficos. No sétimo paper o assunto passa pela relação mercado hoteleiro e o perfil do profissional exigido por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo.

O oitavo trabalho demostra os resultados de uma pesquisa com pessoas hipertensas. O nono paper faz uma revisão da literatura sobre a atuação do enfermeiro no pé diabético, culminando com a explicitação das dificuldades que podem ser encontradas pelo profissional de saúde. No décimo trabalho é proposta uma escala de estressores de vida diária, sua validação ocorre por meio de técnicas de estatísticas inferenciais.

 No décimo primeiro manuscrito o autor nos possibilita uma leitura sobre a evolução da lavagem de dinheiro numa perspectiva histórica e de crime. O décimo segundo trabalho faz referencia à prevenção da Hanseníase discutindo a forma de combater e o papel do enfermeiro na atenção básica. Por fim, o último trabalho, também na área de saúde, faz uma análise conceitual da importância da visita domiciliar como meio para o processo de humanização no atendimento aos pacientes.

 Desejamos a todos uma excelente leitura!

Confira a edição de 2013 da Revista Carpe Diem aqui

 

Fonte: Richard Medeiros de Araújo – Editor-Chefe