As atividades e processos relacionados aos profissionais da área das Ciências Exatas utilizam, por natureza, uma grande quantidade de recursos naturais e industrializados. Isto resulta na produção de resíduos de várias classificações, desde inertes e inofensivos, até aqueles que representam um dano para à saúde e para a natureza. Por isto, encontrar uma utilização economicamente […]
As atividades e processos relacionados aos profissionais da área das Ciências Exatas utilizam, por natureza, uma grande quantidade de recursos naturais e industrializados. Isto resulta na produção de resíduos de várias classificações, desde inertes e inofensivos, até aqueles que representam um dano para à saúde e para a natureza. Por isto, encontrar uma utilização economicamente viável ou uma destinação final adequada, representa um desafio para estes profissionais.
Pensando na importância do tema para os futuros profissionais, e na sustentabilidade do nosso planeta, é que o Centro Universitário Facex realiza, durante os dias 16 a 18, a II Jornada de Exatas, que abordará o tema “Sociedade dos descartáveis – o que fazer com os resíduos?”.
O evento é organizado pelos cursos da área das Ciências Exatas do Unifacex (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Petróleo e Gás), e já está incluído no calendário anual de ações de extensão, o que consolida e fortalece, à medida que aborda temas importantes, na complementação da formação acadêmica dos alunos, fornecendo assim, profissionais capacitados para as novas demandas do mercado de trabalho.
A abertura do evento acontece no Praiamar Hotel, nesta quinta (16), a partir das 19h, com uma mesa redonda que abordará os seguintes assuntos:
– Projeto com catadores – professor Fábio Figueiredo;
– Projeto de coleta seletiva da COSERN – engenheiro civil José Júlio de Melo Machado;
– Projeto de destinação final do esgoto sanitário de Natal – engenheiro Ricardo Varela;
– Política nacional de resíduos sólidos – engenheiro Djalma Mariz Medeiros.
Na sexta (17), durante a manhã e a noite, será reservado a palestras, minicursos e oficinas, e na manhã do último dia da jornada, sábado (18), acontecem apresentações de trabalhos dos alunos. Toda a programação será realizada nas instalações do Unifacex, Campus Capim Macio.
As inscrições serão realizadas até a quinta-feira (16), no site do Unifacex, pelo sistema de extensão. A taxa para efetuar a participação no evento é de R$ 20 aluno da instituição, e R$ 30 público externo, via boleto bancário.