Saiba como funciona o processo de estágio não obrigatório

O processo de Estágio Não- Obrigatório do Centro Universitário Facex trabalha em conjunto com o projeto pedagógico de cada curso. Nele é previsto que o estágio esteja associado ao processo de ensino/ aprendizagem do aluno, complementando assim na sua formação profissional.  Pensando nisso, o Reitor e Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do […]


O processo de Estágio Não- Obrigatório do Centro Universitário Facex trabalha em conjunto com o projeto pedagógico de cada curso. Nele é previsto que o estágio esteja associado ao processo de ensino/ aprendizagem do aluno, complementando assim na sua formação profissional. 

Pensando nisso, o Reitor e Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unifacex, Raymundo Vieira, aprovou algumas alterações no processo de Estágio Não- Obrigatório. 

Segundo as alterações, o aluno só poderá fazer Estágio Não- Obrigatório se tiver adquirido conhecimentos necessários para exercer as atividades exclusivas e relativas à área do conhecimento do curso, bem como estar regularmente matriculado, cursando e nivelado no período. O aluno só poderá fazer Estágio Não Obrigatório, através de Agentes de Integração (CIEE, SISAE, IEL e ESCOLA DE GOVERNO) ou empresas previamente e devidamente conveniada com o Unifacex.

Para validar o estágio junto a Assessoria de Estágio o aluno terá que apresentar o Plano de Atividades e participar de entrevistas com o professor orientador do curso. Em seguida, o aluno deverá dar entrada no protocolo, na Central de Relacionamento, para a Assessoria de Estágio e aguardar até 72 horas úteis. Após a aprovação do Plano de Atividades o aluno deverá dar entrada no protocolo do Termo de Compromisso de Estágio na Central de Relacionamento, devendo aguardar 72 horas úteis para sua retirada. 

O professor orientador só aprovará o Plano de Atividades caso exista pertinência entre as descrições das atividades a serem desempenhadas pelo estagiário conforme o Projeto Pedagógico do Curso.

O aluno terá que trazer da instituição concedente a cada semestre um relatório das atividades desenvolvidas para que a Assessoria de Estágio avalie. O relatório deve ser entregue, por meio de protocolo, na Central de Relacionamento. 

A renovação do estágio estará vinculada à avaliação do relatório das atividades desenvolvidas pelo professor orientador, bem como a entrega do relatório de avaliação feita pela instituição concedente. O Estágio Não Obrigatório será cancelado quando o aluno der entrada no Regime de Exceção. 

O estudante deverá ficar atento quanto aos prazos de renovação do estágio e comparecer sempre que for convocado pela Assessoria de Estágio.

Confira aqui a tabela indicadora dos períodos que os alunos poderão fazer estágio não obrigatório.