Provas finais? Não se desespere!

Dezembro já está batendo na porta e com ele vem as férias da faculdade. Mas antes da sombra e da água fresca, os universitários se deparam com as provas finais e entregas de trabalhos importantes, muitas vezes as tarefas ficam acumuladas e o cronograma parece não ter fim. Na busca por dicas de organização para […]


Dezembro já está batendo na porta e com ele vem as férias da faculdade. Mas antes da sombra e da água fresca, os universitários se deparam com as provas finais e entregas de trabalhos importantes, muitas vezes as tarefas ficam acumuladas e o cronograma parece não ter fim. Na busca por dicas de organização para quem se encontra na reta final do semestre conversamos com a psicóloga Laura Goulart, consultora e assistente de Recursos Humanos na Consultoria Grupo Empreza.

Com muitas disciplinas, é comum que as datas de provas fiquem muito próximas, pensando nisso, a psicóloga destaca que é importante verificar a época dos exames com antecedência: “Uma boa tática é colocar tudo em uma planilha no computador ou feita em folha de papel com muita caneta colorida. Você pode colar na parede do quarto ou no mural, assim é possível ter uma noção clara do que vem pela frente e você não deixa para estudar para uma prova superimportante um dia antes, pois teve prova no dia anterior e não conseguiu conciliar”.

Além dos exames, a época é também de entregas de trabalhos de pesquisa extensos e de conclusão de curso. “Neste caso é interessante montar um cronograma de estudos e prazos para entregas parciais ao professor orientador, dessa forma você conseguirá se organizar para as possíveis correções em doses homeopáticas ao invés de acumular dúvidas, evitando o pânico no final do ano”, aconselha.

Se você trabalha e estuda, encontrar tempo pode parecer difícil, ainda assim, este é um bom momento para praticar o seu gerenciamento de tarefas: “Sabe aquela meia hora de almoço que sobrou? Utilize-a para revisar a matéria da prova ou ler um artigo para a realização de um trabalho”. É claro, a socialização e a diversão não deixam de ser importantes, principalmente quando o assunto é o fim de semana, mas se você estiver sobrecarregado um tempinho para os estudos não fará mal: “No futuro valerá tempo e dinheiro extra para não repetir a disciplina”.

De acordo com a consultora, a maior dica é pensar nas tarefas antes da hora do sufoco. Se você já faz isso e mesmo assim fica nervoso na reta final, existem atividades que ajudam no controle do nervosismo como a prática de exercícios físicos, que libera substâncias no cérebro dando a sensação de bem estar e prazer. Sair com os amigos e encontrar momentos de lazer também é importante, e, claro, cuidar da alimentação e ter boas noites de sono ajudam no equilíbrio mental. “Vai de cada um encontrar o seu eixo de conforto de forma saudável”, completa.

Fonte: Fundaplub