Pesquisadora do sistema penitenciário lançará livro no ENEX 2013

A linguagem no cotidiano prisional: enigmas e significados. Este é o título da obra da professora, assistente social doutora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em Antropologia, Hilderline Câmara, que será lançado no dia 9 de maio, a partir das 18h, durante o ENEX 2013, programado para acontecer entre os […]


A linguagem no cotidiano prisional: enigmas e significados. Este é o título da obra da professora, assistente social doutora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em Antropologia, Hilderline Câmara, que será lançado no dia 9 de maio, a partir das 18h, durante o ENEX 2013, programado para acontecer entre os dias 9 e 11 de Maio, nas dependências do Centro Universitário Facex – UNIFACEX.

A obra vem sendo elaborada há quatro anos e é fruto da tese de doutorado em Ciências Sociais pela UFRN de Hilderline. O livro conta experiência profissional da autora como assistente social do presídio de Alcaçuz, em Parnamirim, mostrando os enigmas da linguagem do cotidiano da prisão, os significados que envolvem os repertórios linguísticos construídos e reconstruídos pela população carcerária como mecanismo de sociabilidade, sobrevivência, manutenção e fortalecimento das relações sociais.

O estudo sistematizado que compõe o livro possibilita uma compreensão mais aprofundada sobre as questões que envolvem a prisão no cenário da realidade brasileira e do estado do Rio Grande do Norte, discutindo o sistema penitenciário a partir de seu aparato sociojurídico e meandros institucionais.