Instituições e universidades investem em eventos voltados para jovens

De congressos e simpósios a cursos de extensão, há cada vez mais oportunidades para estudantes se envolverem em pesquisas acadêmicas


Para atrair  jovens para a área científica, instituições de ensino superior e pesquisa investem em congressos, simpósios, cursos de extensão acadêmica e outros eventos voltados, principalmente, para alunos de graduação e pós-graduação. Veja abaixo algumas dessas atividades:


Conic: Realizado desde 2001 pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) é uma grande oportunidade para o intercâmbio de informações e a convivência entre estudantes de graduação e professores de instituições de ensino superior públicas e privadas. O evento reúne anualmente mais de 3.000 pessoas durante dois dias, quando são apresentados cerca de 1.500 trabalhos.

Apenas alunos brasileiros ou estrangeiros, regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições de Ensino Superior brasileiras podem inscrever trabalhos. O público em geral pode participar do congresso na condição de ouvintes das apresentações.

 

SNCT: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). A cada ano, a SNCT traz um tema principal ligado à área científica – na semana de 15 a 21 de outubro de 2012, o tema será  “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, escolhido em função dos assuntos abordados na Conferência Rio+20.

Participam da SNCT 286 cidades brasileiras e 415 instituições ligadas a ciência e tecnologia espalhadas por elas. Todos os interessados podem participar das atividades da semana, que vão desde tendas da ciência em praças públicas e feiras de ciência, até jornadas de iniciação científica, exibição de filmes e vídeos educativos. Todos os eventos da SNCT são gratuitos.

 

VerCiência: Criada em 1994, a Mostra VerCiência ocorre todos os anos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na terceira semana de outubro. As mostras principais são realizadas em instituições parceiras nas cidades do Rio de Janeiro, Brasilia e São Paulo.

Ao longo do ano, são promovidas mostras VerCiência de cinema e vídeos temáticas comtalkshows, palestras e outros eventos relacionados à disseminação da cultura científica pelos meios audiovisuais. Além das cidades citadas, os eventos também são realizados em Salvador e Vitória. 

 

ENEDS/EREDS: O Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, assim como os EREDS (Encontros Regionais de Engenharia e Desenvolvimento Social), têm como objetivo articular profissionais da Engenharia e em formação, assim como de outras profissões e a comunidade em geral, de forma a sensibilizá-los a repensar os problemas sociais e suas próprias atitudes enquanto cidadãos, profissionais e acadêmicos.

Em cada edição do ENEDS e dos EREDS há apresentação de artigos acadêmicos selecionados, além da realização de minicursos, oficinas e concursos de poesia e fotografia.

 

Intercom: A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1977, em São Paulo. Além de encontros periódicos e simpósios, a Intercom promove o Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.

Há também a Intercom Junior, categoria de apresentação de artigos científicos que acolhe trabalhos de estudantes de graduação, recém-formados, pós-graduandos e pós-graduados (lato sensu). 

 

Compós: A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) promove um encontro anual como espaço de intercâmbio acadêmico entre os pesquisadores dos vários programas de pós-graduação em Comunicação que compõe a associação. Esses encontros se estruturam sob a forma de Grupos de Trabalhos (GTs), nos quais são apresentados e debatidos estudos que buscam refletir sobre o avanço científico, tecnológico e cultural no campo da Comunicação. Atualmente existem 15 GTs em funcionamento.

As inscrições para o Encontro da Compós são feitas no site da associação, no qual também é possível encontrar os textos apresentados nos encontros anteriores. Os encontros são organizados pelos programas associados, sob a forma de rodízio. O próximo será sediado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, em junho de 2013.

 

Cursos de Extensão no Museu Nacional da UFRJ: Entre eventos e outras atividades esporádicas, o Museu Nacional oferece cursos de extensão acadêmica para estudantes de graduação. Atualmente, há inscrições abertas para os seguintes cursos:

• Curso de Extensão em Arquivologia – Introdução ao estudo da cerâmica: apresenta a cerâmica como um dos itens da cultura material de mais fácil compreensão;

• Curso de Extensão Patrimônio Natural e Cultural versus Desenvolvimento Socioeconômico: tem como objetivo fornecer uma compreensão sobre a legislação ambiental no que tange à tutela e proteção do meio ambiente cultural;

• Curso de Extensão Religião, Mito e Magia na Grécia Antiga e Curso de Extensão Vida Cotidiana, Cultura e Sociedade na Grécia Antiga: pretendem abordar aspectos variados da civilização grega.

 

 

Fonte: Globo Universidade