Especialista dá dicas de como conciliar os estudos com o estágio

Saiba qual é o melhor momento para começar a estagiar em uma empresa


Pode ser difícil conseguir a tão sonhada vaga de estágio, ainda mais no momento atual, com jovens se preparando cada vez mais para entrar no mercado de trabalho. Mas, quando começar a estagiar? Como organizar o tempo para que o rendimento na faculdade não caia com a atividade, conciliando as vidas profissional e acadêmica?

Segundo Cíntia Monteiro, que atua no setor de recrutamento da Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (Mudes), o estágio só é negativo quando o estudante faz uma atividade que não agrega valor à sua formação acadêmica. “O estágio deve estar em consonância com o que o aluno estuda. A empresa contratante deve seguir a legislação, o estudante não pode ultrapassar seu horário. Em período de provas na universidade, a carga horária pode ser reduzida pela metade”, conta.

Professora da ECO-UFRJ, Marie Santini acredita que o estágio é um excelente teste que permite ao aluno ter contato com o mercado de trabalho e criar suas redes de contato. No entanto, a professora recomenda que os alunos exerçam atividades do tipo somente a partir do quinto período. “Os semestres iniciais dão uma formação humanística muito forte, que não pode ser recuperada no decorrer do curso. Os alunos devem viver a faculdade de forma completa, com muita dedicação. Nesse momento inicial, a faculdade deve ser a prioridade, mas essa relação pode ser inverter nos semestres finais”, afirma.

Para o aluno Felipe Diuana, que cursa o terceiro período da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), e é estagiário no setor de redes sociais de uma empresa de comunicação, o estágio é, sim, uma experiência positiva, ainda que no início da faculdade. “O estágio tem me proporcionado experiências excelentes. É um aprendizado prático que falta na universidade, tanto em termos de tarefas e demandas específicas da minha área, quanto em termos gerais, como por exemplo, conhecer um ambiente de trabalho e a relação chefe e subordinado”, conta o aluno, que pretende seguir a carreira de jornalista.

“Tento balancear as prioridades, mas há sempe momentos em que é preciso escolher um ou outro. Entendo que na faculdade minhas tarefas dependem apenas de mim, muitas vezes, e que se atrasá-las posso repor em algum horário livre que tiver. Já na empresa, o trabalho funciona à base de prazos e dias específicos, minhas atividades dependem de outros, assim como outros dependem de minhas atividades. Portanto, há certa prioridade para o estágio, mas nunca deixo de fazer um pelo outro”, diz Felipe, ao contar como equilibra as demandas da universidade e do estágio. 

Dicas sobre como conciliar estágio e a faculdade, por Cíntia Monteiro, da Fundação Mudes

– Não acumule matéria para estudar;

– Use o fim de semana e brechas no seu horário para revisar as matérias e ler os textos obrigatórios;

– Preste atenção nas aulas e tire dúvidas com os professores;

– Não estudo apenas às vésperas das provas. Estude constantemente. Isso garante maior rendimento nas provas e maior produtividade no estágio;

– Mantenha a cabeça sem preocupações para trabalhar melhor.

 

Fonte: Globo Universidades