Os candidatos que perderam o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem buscar) de 2008 poderão se inscrever na próxima semana, entre os dias 7 e 11 de julho, exclusivamente pela internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), resolveu reabrir o prazo […]
Segundo o Inep, 1,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pela internet até o dia 17 de junho (as inscrições foram encerradas no dia 13 de junho). No ano anterior, cerca de 907 mil candidatos fizeram a inscrição pela internet. Inscrições pela Internet – Para realizar a inscrição via Internet, o interessado deverá entrar no site do Enem a partir das 8h do dia 7 de julho, preencher a ficha e imprimir o comprovante. A inscrição pode ser feita até as 23h59 do dia 11 de julho. A taxa é de R$ 35 e poderá ser paga em qualquer agência bancária até o dia 14 de julho. Estudantes de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição. Já os alunos da rede particular e egressos (que já terminaram o ensino médio) que não têm condições de pagar a taxa, terão de preencher uma declaração de carência que estará disponível no site, no ato da inscrição. Essa declaração terá que enviada para o Inep pelos Correios até o dia 14 de julho, junto com uma cópia do documento de identidade. Como os Correios estão em greve, o Inep aceitará documentos postados até esta data. Confirmação da inscrição – O candidato inscrito receberá até o dia 18 de agosto o cartão de confirmação de inscrição informando a data, hora e local da prova. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.
A prova do Enem – A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h, em cerca de 1.400 municípios. O exame é voluntário e é aplicado aos alunos que estão terminando o ensino médio em 2008 e para aqueles que já terminaram. O exame terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008. A nota do Enem é usada no processo seletivo de diversas universidade do país e também é um dos critérios para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. Mais informações podem ser obtidas no site do Enem.