EDUCAÇÂO – Facex desenvolve trabalho pioneiro em orientação profissional para adolescentes.

O vestibular se aproxima e o curto tempo pode atrapalhar os pré-vestibulandos em uma das mais difíceis escolhas da vida: “E, agora, qual curso fazer? Que profissão seguir?”. É pensando nesse momento bem particular da vida do estudante do ensino médio que a Facex vai dar início a um trabalho de orientação profissional pioneiro em […]


O vestibular se aproxima e o curto tempo pode atrapalhar os pré-vestibulandos em uma das mais difíceis escolhas da vida: “E, agora, qual curso fazer? Que profissão seguir?”. É pensando nesse momento bem particular da vida do estudante do ensino médio que a Facex vai dar início a um trabalho de orientação profissional pioneiro em Natal.

A idéia é das psicopedagogas da escola, Jackeline Pacheco e Karina Galvão. Elas perceberam que o aluno estava chegando ao pré-vestibular muito confuso, sem noção do que é a escolha de uma profissão para a vida de cada um. Por isso, nesse segundo semestre, os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio vão começar a trabalhar a profissionalização.

O trabalho será dividido em fases específicas para cada ano. Nas turmas do 1° ano do ensino médio será a fase do “Auto-conhecimento”. Já o 2° ano é o momento das “Decisões”, no qual os alunos vão entender a importância da escolha de sua profissão.

No pré-vestibular é feito o trabalho da “Escolha”. Nessa última fase, os jovens têm contato direto com profissionais que falam sobre o sucesso e as dificuldades de várias profissões, escolhida pelos próprios alunos. “O período mais difícil para os alunos é o pré-vestibular, nós queremos amenizar esse efeito. Queremos que os jovens tomem consciência cedo do que é o vestibular, mas de forma sadia, tranquila”, enfatizou Karina Galvão.

Para ajudar nesse trabalho os alunos do curso de psicologia da Facex vão participar e elaborar a orientação profissional, numa interação Faculdade-Colégio. “Estamos selecionando alguns alunos que estão se formando no curso para trabalhar com os adolescentes ainda nesse segundo semestre, que está começando”, disse Jackeline Pacheco.