Curso de Engenharia Civil incentiva alunos a leitura científica

A professora do curso de Engenharia Civil, Alba Rocha, realizou com as turmas do 3º e 5º períodos do curso, a leitura, interpretação e apresentação de artigos publicados em congresso. O objetivo é incentivar o interesse e introdução de leituras acadêmicas na graduação. Diante disso, foi percebida a necessidade de familiarizar os alunos com as […]


A professora do curso de Engenharia Civil, Alba Rocha, realizou com as turmas do 3º e 5º períodos do curso, a leitura, interpretação e apresentação de artigos publicados em congresso. O objetivo é incentivar o interesse e introdução de leituras acadêmicas na graduação.

Diante disso, foi percebida a necessidade de familiarizar os alunos com as publicações científicas, no sentido de conhecer o padrão de redação de um artigo científico que apresenta, em sua maioria, as seguintes partes: Introdução, referencial teórico, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências; Observar o que está sendo estudado pelos pesquisadores da área atualmente; Incentivar a leitura cientifica, sabendo que quanto mais ler, mais fácil e compreensível se torna o texto; Estimular às pesquisas futuras.

“Os alunos ao lerem artigos desenvolvidos por outros pesquisadores começam a perceber as opções de linhas de pesquisas na sua área, gerando interesse em desenvolver trabalhos científicos e submeter em congressos, facilitando a prática do tripé ensino-pesquisa-extensão. Isso fomenta a pesquisa no país e formam profissionais de alto nível”, explica a professora.

Os alunos de Mecânica Geral e Teoria das Estruturas I tiveram a oportunidade de realizar essa atividade no início na Unidade II do semestre 2015.1, o que rendeu trabalhos bem executados mesmo sem a prática em apresentação de artigos científicos.