Os alunos do segundo período do curso de Direito estão passando por um ciclo de debates durante a segunda unidade do semestre 2014.2. De acordo com a professora Marianna Perantoni, o intuito é fazer com que os discentes estudem questões polêmicas do direito constitucional. A atividade visa contribuir com a formação dos novos juristas, conscientizando-os […]
Os alunos do segundo período do curso de Direito estão passando por um ciclo de debates durante a segunda unidade do semestre 2014.2. De acordo com a professora Marianna Perantoni, o intuito é fazer com que os discentes estudem questões polêmicas do direito constitucional.
A atividade visa contribuir com a formação dos novos juristas, conscientizando-os de que a sociedade não se manifesta como uma ciência exata, sendo preciso considerar variáveis como cultura, religião, ética e, sobretudo, a prevalência da dignidade humana.
Os debates giram em torno do confronto entre os chamados direitos fundamentais. É o que ocorre, por exemplo, com a colisão entre o direito à privacidade e o direito à informação, ambos protegidos pela constituição brasileira, quando algumas pessoas pleiteiam na justiça a não divulgação de informações a seu respeito, mesmo que estas possam ter alguma relevância histórica ou social, algo que vem sendo consagrado como um discutível “direito ao esquecimento”.
A professora explica que diante desses temas considerados “espinhosos”, os alunos também acabam tendo a chance de aperfeiçoar sua retórica e seu poder de argumentação, ambos imprescindíveis para futuros operadores do direito.