Como fazer um bom currículo e se comportar na entrevista de estágio

Especialistas dão dicas de como concorrer às melhores vagas do mercado


A importância do estágio vai muito além da possibilidade de conquistar o primeiro emprego. A experiência pode contribuir para conhecer melhor a área escolhida, identificar habilidades, interesses e até definir funções e metas na carreira. Mas, para isso, é fundamental buscar as oportunidades corretas e estar bem preparado para concorrer às melhores vagas.

“É a oportunidade que o aluno possui de colocar em prática seu aprendizado. O estágio constitui o primeiro passo no mercado de trabalho, e auxilia o aluno a delinear o tipo de profissional que ele almeja ser no futuro”, acredita Jamile Gomes, consultora da Morning Star Consulting, do segmento de Gestão Estratégica de Pessoas.

Mas como estar pronto para conquistar essa oportunidade?

Como montar o currículo

O currículo pode ser a primeira interface com o selecionador. Por isso, ele merece cuidado e atenção. “Um currículo deve, em primeira instância, atrair a atenção do selecionador. Esse primeiro passo é conquistado com uma boa apresentação. O candidato deve transmitir organização desde o padrão de formatação, com letra em tamanho adequado, utilizar, preferencialmente, folha branca e fontes clássicas, como Times New Roman e Arial, por exemplo”, sugere Jamile. A consultora aponta outras orientações: em um segundo momento, o currículo deve estar atrativo para que o selecionador tenha vontade de lê-lo até o final. Para isso, é necessário ser claro, objetivo e transmitir seus potenciais.

Ela ensina que o currículo deve iniciar com identificação clara, dados pessoais e de contato, seguidos pelo objetivo, formação e experiência profissional. Devem ser adicionadas ainda informações sobre conhecimento de idiomas, informática, cursos extracurriculares, prêmios, viagens (desde que se relacionem com o cenário profissional, como work experience, conhecimento em idiomas).

Os alunos já com experiência profissional na área desejada, devem cita-las do trabalho mais recente para o primeiro emprego, informando nome da empresa, período trabalhado, cargo/função, atribuições e atividades desenvolvidas. Vale também informar se o candidato foi promovido.

Um bom currículo não possui erros de português, já que estes desqualificam o candidato de imediato, e deve ter experiências profissionais compatíveis com sua trajetória e/ou objetivos profissionais.

É fundamental para tornar seu currículo atrativo, procurar conhecer o negócio e os valores da empresa para a qual se candidata, para que sejam destacadas as experiências relevantes à oportunidade.

A entrevista

Se a primeira impressão agradou, é hora de confirmá-la no momento da entrevista, investindo em uma boa apresentação e sabendo articular suas ideias e objetivos. A especialista e consultora Jamile Gomes ensina que a empresa geralmente indica o traje a ser adotado. Caso o candidato não possua ou não tenha certeza dessa informação, calça social e camisa são sempre ótimas opções. As cores devem ser discretas. Outra preocupação deve ser com excesso de perfume e desodorante, que pode incomodar e colocar tudo a perder.

s cabelos devem estar limpos e penteados. Para os homens, a dica é estar de barba feita, cabelos arrumados e unhas cortadas e limpas. Mulheres devem priorizar acessórios pequenos e discretos. A maquiagem deve ser leve e natural. O mesmo vale para as unhas, evitando esmaltes chamativos.

 tênis deve ser evitado. Para as mulheres, a orientação é não optar por saias, principalmente durante as dinâmicas de grupo, em que algumas atividades exigem certo despojamento. Para etapas posteriores, caso a mulher opte por saia, o comprimento deve estar sempre abaixo do joelho. Blusas de alça e decotes devem ser evitados. Transparências, barriga de fora e lingerie aparente estão proibidos.

Durante o processo de seleção, atenção ao comportamento

om a apresentação certa, o outro passo é estar atento ao comportamento. Jamile destaca que o candidato deve manter bom contato visual com o entrevistador. Desde a chegada, deve olhar nos olhos, ser firme em seu cumprimento e cordial. O importante é passar a sensação de ânimo e vontade de estar ali.

A comunicação é muito importante. O candidato deve prestar atenção ao que foi perguntado. Precisa falar com clareza e em tom de voz adequado. Caso não tenha compreendido a pergunta, pode pedir para repetir e, se errar, deve desculpar-se e seguir adiante”, observa.

ara ela, o candidato deve sempre demonstrar interesse e iniciativa, dizer a verdade, não fugir de temas polêmicos e jamais falar mal da empresa anterior. Em algumas entrevistas, o candidato possui espaço para fazer suas próprias perguntas, que devem focar além de fatores instrumentais, como salário, horário e benefícios. É importante esclarecer objetivamente suas dúvidas sobre a atividade desempenhada, por exemplo.

A despedida, igualmente à chegada, deve ser realizada com cortesia: pode ser a última oportunidade de garantir uma impressão positiva”, lembra Jamile.

A dúvida de alguns candidatos, no entanto, gira em torno de o que destacar, seja no currículo, seja na entrevista, em caso de primeiro estágio. “Na falta de experiências anteriores, é importante destacar projetos que tenha feito na faculdade, grupos de que participa nas redes sociais e que estejam ligados a sua ambição de carreiras, trabalhos voluntários”, sugere Cezar Tegon, diretor de novos projetos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional).

Ele lembra que os cursos não relacionados com a área de interesse podem ser mencionados ou não, pois dependendo da cultura da empresa, podem avaliar de forma positiva ou negativa a atividade que não está diretamente relacionada com o estágio pretendido.

É possível incluir todas as experiências, mesmo que sejam em ambiente não corporativo e que não tenham sido remuneradas. Conhecimento é um diferencial importante na hora ser avaliado. “Não minta. Não exagere. Mas não se subestime”, destaca o diretor da ABRH.

Cezar acrescenta: explique suas experiências de forma clara e utilize jargões. Por exemplo, se sua experiência é comercial, tenha certeza que o texto de explicação inclua as palavras “comercial”, “vendas”, “clientes”, “resultados” e outras que sejam específicas do mercado que você atua ou pretende atuar. Além de foto – com boa aparência e sem excessos –, inclua seu vídeo currículo. Esta é uma boa forma de ter dois ou três minutos de proximidade com o selecionador.

Nem tanto, nem tão pouco. Se o currículo for muito extenso é prejudicial, o contrário também acontece. Portanto o ideal é ser objetivo, mas sem omitir informações relevantes. Faça uma carta de apresentação personalizada para cada empresa, abordando as particularidades da vaga. Se você é um candidato que está mudando de área de atuação, é necessário esclarecer esta questão ao selecionador, antes que seu currículo seja avaliado. Não adianta buscar oportunidades e não estar atento aos retornos. Por isso, Tegon lembra a importância de consultar o e-mail no mínimo uma vez ao dia, minimizando o risco de perder uma chamada para entrevista, prova online ou dinâmicas. Uma vez convocado, estude o negócio da empresa e o seu segmento de atuação. O entrevistador fará perguntas específicas e será um grande diferencial se ele perceber que você, de fato conhece, o assunto. Além disso, revisite seu currículo e tudo que informou. Você só chegou à entrevista porque as informações contidas em seu currículo estão próximas ou de acordo com o perfil desejado, isso significa que a entrevista terá como ponto inicial as informações contidas nele.

 

Fonte: Globo Universidades