Carta aos Tecnólogos.

Prezados tecnólogos, Dia 06 de outubro é comemorado o Dia do Tecnólogo. E de fato temos muito que comemorar. A FACEX é a primeira Instituição privada do Estado a autorizar e reconhecer cursos superiores de tecnologia. Hoje, a Instituição possui mais de 1.000 alunos matriculados. Para muitos os cursos superiores de tecnologia ainda são novidade. […]


Prezados tecnólogos,


Dia 06 de outubro é comemorado o Dia do Tecnólogo. E de fato temos muito que comemorar. A FACEX é a primeira Instituição privada do Estado a autorizar e reconhecer cursos superiores de tecnologia. Hoje, a Instituição possui mais de 1.000 alunos matriculados.

Para muitos os cursos superiores de tecnologia ainda são novidade. Mas eles existem no Brasil há muitos anos, mas precisamente a partir de 1808, com a vinda da família real, ano em que Dom João VI criou a Academia da Marinha e, dois anos, depois, a Academia Real Militar, onde além de atendimentos era realizado cursos técnicos. Portanto, caros tecnólogos, a educação brasileira começa com a educação tecnológica.

Aos graduados em cursos tecnológicos é conferido o título de TECNÓLOGO. São profissionais formados em consonância com as velozes transformações que ocorrem na "aldeia global”, que atendem à diversificação e complexidade do mundo do trabalho e que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

Por serem multiespecializados, atendem com excelência a complexidade do mundo do trabalho. Um mundo onde a modernidade direciona para uma cultura do novo, do progresso e da mudança.

Neste contexto, a educação assume papel primordial. Como educadores
queremos ajudar na formação do cidadão para que este viva o seu tempo, com¬preenda as causas da exclusão social e lute para que ela diminua ou acabe, pelo menos pela via da educação. Para isso, precisamos lembrar que esta educação deve ser inserida – em pri¬meiro lugar – numa visão de mundo específica, com os seus valores e práticas de uma civilização ou cultura determinada. Respeitamos, pois, o contexto sócio-econômico, político e cultural no desenvolvimento de todos os projetos dos cursos superiores de tecnologia da FACEX.

Não nos contentamos apenas em transmitir conhecimentos. Nos preocupamos sobretudo com o resultado desta socialização.
Formar um indivíduo mais crítico e consciente para fazer a história do seu tempo com possibilidade de construir novas tecnologias, fazer uso da críti¬ca e da reflexão sobre a sua utilização de forma mais precisa e huma¬na, transformando o meio em que vive, é nosso desafio. O Núcleo de Educação Tecnológica da FACEX acredita que a educação é capaz de interferir no presente, construir e mobilizar o futuro. Como agentes desta transformação, caros tecnólogos, e protagonistas da história, cabe a vocês desempenharem de forma ética e dinâmica seu papel, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e igualitária.
Uma paixão nos une: a vontade de lutar.
Nós acreditamos em vocês. Parabéns pelo seu dia. Agradecemos por fazerem parte da família FACEX.

Clovis José Fernandes
Coord. Geral do Núcleo de Educação Tecnológica