Pedagogia

Graduação

4 anos

Noite

Capim Macio


Conceito ENADE

SOBRE O CURSO

O Curso de Pedagogia tem uma proposta inovadora na formação do Pedagogo, estruturada conforme as novas Diretrizes Curriculares (DOU 15/05/2006), como também atualizada em consonância com a Resolução n.2, jul./2015. Estes documentos, determinados pelo MEC, definem o perfil dos licenciados para o século XXI. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma formação que reconhece a práxis docente, destacando a relação essencial da articulação teoria e prática no contexto educativo. O Pedagogo pode atuar na função de professor e também na coordenação pedagógica ou gestão em espaço escolar e não escolar.

 

O curso abriga um conjunto de conhecimentos dos “saberes da área da educação”. Assim, a Pedagogia está ligada a uma concepção que extrapola uma razão meramente instrumental, mas que possibilita ao educador agir intencionalmente na formação de opiniões e de princípios éticos e morais dos educandos. Durante o processo de formação, o discente poderá participar também de estágios não-obrigatório, pois estamos vinculados com as agências integradoras: IEL – Instituto Euvaldo Lodi e CIEE – Centro de Integração Empresa-escola.

 

DIFERENCIAIS

• Amplo campo de estágio não-obrigatório pelo convênio com as agências de integração;

 

• Projeto Político Pedagógico adequado as diretrizes do MEC, privilegiando a formação por competência com base no ensino, na pesquisa e na extensão;

 

• Espaço de aplicação e aprendizagem no Colégio Facex;

 

• Metodologias que valorizam a teoria articulada a prática em espaço escolar e não escolar;

 

• Docentes com conhecimentos teóricos e experiências na prática pedagógica;

 

• Elevado índice de empregabilidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho;

 

• Reconhecimento na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante da Editora Abril;

 

• Formação favorável para aprovação em concurso público;

 

• Coordenação com atendimento flexível e diferenciado;

 

• Aulas de campo que ampliam os conhecimentos teóricos;

 

• Utilização de laboratório para as práticas na disciplina de ciências naturais.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

 

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

 

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

 

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

 

  • Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

POLÍTICA PEDAGÓGICA

O Projeto Político Pedagógico do curso é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo
Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria continuados dentro
de um processo de atualização focado basicamente nas mudanças pedagógicas e curriculares
que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer
pedagógico.

As disciplinas da Matriz Curricular são ofertadas presencialmente ou EAD, quando ocorrer pela
segunda forma, esta deve estar em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134 de10/10/2016

RECONHECIMENTOS

5

Conceito ENADE

INFORMAÇÕES

Dado Legal: PORTARIA 915 - MEC

Vagas: 140

Duração: 4 anos

ENADE: 5

CPC: 4


Coordenação

Joseane Maria Araujo de Medeiros

pedagogia@unifacex.edu.br

(84) 3235-1415

Lattes