Saiba mais sobre o dia a dia de quem escolhe Contabilidade

A contabilidade foi à primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico. Porém, como não existia o curso superior de ciências contábeis, muitos profissionais não tinham conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para detectar os problemas de uma empresa e recomendar suas soluções. […]


A contabilidade foi à primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico. Porém, como não existia o curso superior de ciências contábeis, muitos profissionais não tinham conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para detectar os problemas de uma empresa e recomendar suas soluções. Visando solucionar isto, foi criado em 1945, o curso de ciências contábeis, que disponibiliza à sociedade um profissional capaz de compreender as questões técnicas, científicas e econômicas que determinam a resolução de tais problemas de forma mais eficaz.

Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Sendo o responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.

A contabilidade evolui nos Países desenvolvidos, na forma da Contabilidade de Gestão, um sistema de informações que agregam a Cálculos de Administração Financeira e Gráficos Estatísticos, trabalho há muitos anos no processamento dessa nova realidade empresarial, dessa forma os clientes sentem-se mais seguros nas informações emitidas, pois essa nova ferramenta é um grande facilitador da gestão empresarial.

Além disso, o contador deve ter as seguintes características:

– Gostar de cálculos matemáticos;

– Ser organizado;                                                           

– Ser ético;

– Gostar e ter o hábito da leitura;

– Atenção a detalhes;

– Ter visão dimensionada;

– Ter planejamento de trabalho definido;

– Postura crítica;

– Segurança diante de problemas;

– Ser flexível.

Principais atividades:

– Organização e execução de serviços de contabilidade em geral;

– Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;

– Perícias judiciais e extrajudiciais;

– Revisão de balanços e de contas em geral, revisão permanente de escritas financeiras das empresas;

– Emissão de relatórios administrativos financeiros.

– Gráficos de índices estatísticos.

Fonte: O Contador

Fp