Ciência sem Fronteiras vai oferecer bolsas na Suécia, Hungria e Noruega

Prazo de inscrição será do dia 27 até 14 de janeiro de 2013. Estudantes podem concorrer ainda a bolsas em outros 12 países.


O Programa Ciência sem Fronteiras vai oferecer bolsas de estudo de graduação em universidades da Suécia, Hungria e Noruega. Os interessados também poderão se inscrever também para bolsas na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. O prazo de inscrição será aberto na próxima terça-feira (27) e vai até 14 de janeiro de 2013.

Nesta chamada foi definida uma lista de cursos específicos, e não somente áreas temáticas. Caso algum curso de graduação não esteja contemplado na lista, não será possível realizar a inscrição nas chamadas.

Os bolsistas selecionados que farão curso de idioma iniciarão suas atividades no exterior a partir de meados de 2013. Nestes casos, a bolsa será de 15 meses. O restante irá em setembro de 2013, com duração de 12 meses.

O objetivo do programa Ciência sem Fronteiras é preparar os jovens estudantes para criar novas tecnologias que serão aproveitadas no Brasil quando voltarem. O programa seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem. Mais de 100 mil estudantes deverão ser contemplados no programa.

O foco são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como engenharia, química, física, computação, tecnologia da informação, medicina, biotecnologia, desenho industrial e vários outros.

O governo concede um curso intensivo de idiomas, de seis a oito meses, para os alunos que não conhecem o idioma do país onde vão estudar.

Fonte: G1