CNPq desenvolve plataforma para o currículo Lattes com novas funcionalidades

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa à comunidade acadêmica que estará implantando, no início do próximo ano, uma nova plataforma para o currículo Lattes, mais ágil e com novas funcionalidades e conteúdo.  Em concordância com essa mudança, será realizado no primeiro semestre de 2013 o 10° Censo do Diretório dos Grupos […]


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa à comunidade acadêmica que estará implantando, no início do próximo ano, uma nova plataforma para o currículo Lattes, mais ágil e com novas funcionalidades e conteúdo. 

Em concordância com essa mudança, será realizado no primeiro semestre de 2013 o 10° Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), que possuirá um período de coleta mais extenso, tendo em vista novas informações a serem recolhidas. 

Uma das mudanças previstas para esse 10º Censo do DGP é em relação às produções em Ciência, Tecnologia e Informação. Agora, a produção de CT&I do grupo de pesquisa não será mais a soma de todas as produções dos seus participantes. O coordenador deverá selecionar aquelas que são específicas do grupo. Outra mudança será a equiparação do módulo de técnicos aos de pesquisadores e estudantes. 

Para tanto, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Glaucius Oliva, destaca a importância de pesquisadores e estudantes iniciarem a atualização dos seus currículos Lattes. Além disso, como o DGP exigirá o Lattes dos técnicos, é necessário que eles construam uma plataforma no CNPq. 

“Como na versão atual isso não é exigido, é possível que uma boa parte deles nem possua currículo Lattes. Nesse ponto, é fundamental a colaboração dos líderes de pesquisa junto aos participantes dos seus grupos, para que esse trabalho de atualização curricular seja feito o quanto antes”, ressalta Oliva.


Censo do DGP

O Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) reflete o cenário atualizado da ciência brasileira a partir das informações dos grupos de pesquisa cadastrados. A distribuição geográfica, as linhas de pesquisa desenvolvidas, as produções científicas, tecnológicas e artísticas dos pesquisadores e estudantes são alguns dados que integram o mapeamento realizado pelo CNPq.

O DGP foi criado em 1993 pelo CNPq e tem suas informações atualizadas permanentemente. A cada dois anos um censo é realizado e toda a comunidade representada no Diretório é convocada a atualizar as informações dos grupos, que são processadas e apresentadas à comunidade científica e ao público.

Fonte: Agecom/UFRN