O Padrão UNIFACEX de Qualidade

No contexto da educação superior, muitas instituições privadas e, até mesmo públicas, têm lançado mão de diversas estratégias no sentido de “abocanhar” uma fatia cada vez maior de mercado. Para isso, o corte de custos e a produção em larga escala são inevitáveis. Pode-se dizer que existe uma premissa assumida pela sociedade, em parte verdadeira, […]


No contexto da educação superior, muitas instituições privadas e, até mesmo públicas, têm lançado mão de diversas estratégias no sentido de “abocanhar” uma fatia cada vez maior de mercado. Para isso, o corte de custos e a produção em larga escala são inevitáveis. Pode-se dizer que existe uma premissa assumida pela sociedade, em parte verdadeira, de que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão apenas empenhadas em atrair novos alunos sem que haja uma efetiva preocupação como a formação do alunado e, consequentemente, com as necessidades da sociedade.

Também é, falsamente, muito difundido o discurso de que ensino bom é aquele ofertado pelas instituições federais. Igualmente propagada, está a premissa de que as instituições “privadas” de ensino superior ficam (pois não selecionam)com os piores alunos,justamente, aqueles que encontraram maior dificuldade na falida educação fundamental e médiadisponibilizada pela rede pública.

Pois bem! É exatamente aí que reside o papel de um verdadeiro Centro Universitário. Mesmo diante de muitas adversidades, um genuíno Centro Universitário, com princípios e valores, deve ser capaz de construir estratégias transformadoras da sociedade da qual faz parte.E assim é o UNIFACEX.

Porém, antes de discursar sobre os últimos resultados obtidos por essa IES, gostaria de ressaltar que todas as premissas supracitadas que são tidas pejorativamente como verdade pela maioria da sociedade, são vistas, por essa instituição, como combustível catalisador extremamente fértil para fazer crescer grandes profissionais e cidadãos.

Nos últimos anos, algumas decisões foram tomadas pelo Centro Universitário FACEX voltadas para a edificação de um caminho distinto, ousado e na contramãodo mercado. Segundo estudiosos da administração, existem duas formas básicas para que uma organização alcance a tão almejada vantagem competitiva, quais sejam: o baixo custo das operações ou a diferenciação dos produtos. Enquanto a grande maioria das IES ficouestagnada na primeira opção, o UNIFACEX vem apostando no sonho da diferenciação e da qualidade de seus cursos.

Como resultado, a comunidade acadêmica dessa instituição tem colhido sucessivos resultados expressivos.Somente em 2013, para não prolongar por demais a exposição da ideia, os diversos cursos foram avaliados pelo Guia do Estudante Abril, reconhecendo o UNIFACEX como uma instituição formada por vários cursos estrelados (sete cursos obtiveram avaliação positiva do Guia do Estudante).

Pode-se, também, destacar que, em recentes visitas para avaliação de reconhecimento, muitos cursos do UNIFACEX foram,explicitamente,destacados,por comissões do Ministério da Educação, por sua reconhecida excelência. Muitas dessas comissões enalteceram efusivamente os avanços aqui conquistados.

Por fim, o ENADE 2012 que, em recente divulgação do INEP, destacou o UNIFACEX como a instituição privada do Estado do RN com maior número de cursos com conceitos máximos (5). Nesse caso, quantidade significa sim qualidade. Com um conjunto significativo de cursos com conceitos 4 e 5, o Centro Universitário FACEX passou a ser classificado como o (um dos)  melhor (es)Centro Universitário privado do norte-nordeste e, consequentemente, do estado.

Portanto, pelas razões já expostas,propomos uma nova everdadeira premissade que cursos de qualidade significam alunos também de qualidade. E é por isso que nos temos muito orgulho de vocês que são os alunos UNIFACEX, reconhecidamente, alunos de qualidade.

Natal, 07 de outubro de 2013.

Ronald Paiva Campos
Pró-Reitor Acadêmico