Professora do UNIFACEX lança livro sobre o sistema penitenciário nesta sexta (07)

A linguagem no cotidiano prisional: enigmas e significados. Este é o título da obra da professora do Centro universitário Facex – UNIFACEX, Hilderline Câmara, assistente social doutora, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em Antropologia. O lançamento e tarde de autógrafos será nesta sexta-feira, 07, às 17h40 no pátio da […]


A linguagem no cotidiano prisional: enigmas e significados. Este é o título da obra da professora do Centro universitário Facex – UNIFACEX, Hilderline Câmara, assistente social doutora, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em Antropologia. O lançamento e tarde de autógrafos será nesta sexta-feira, 07, às 17h40 no pátio da unidade I. O evento contará com a presença do reitor do UNIFACEX, professor Vieira Gomes.

A obra vem sendo elaborada há quatro anos e é fruto da tese de doutorado em Ciências Sociais pela UFRN de Hilderline. O livro conta a experiência profissional da autora como assistente social do presídio de Alcaçuz, em Parnamirim, mostrando os enigmas da linguagem do cotidiano da prisão, os significados que envolvem os repertórios linguísticos construídos e reconstruídos pela população carcerária como mecanismo de sociabilidade, sobrevivência, manutenção e fortalecimento das relações sociais.

O estudo sistematizado que compõe o livro possibilita uma compreensão mais aprofundada sobre as questões que envolvem a prisão no cenário da realidade brasileira e do estado do Rio Grande do Norte, discutindo o sistema penitenciário a partir de seu aparato sociojurídica e meandros institucionais.

A linguagem no cotidiano prisional estará sendo vendido na hora ao valor de R$40,00, contendo 270 páginas. O lançamento é pela Paco Editorial, São Paulo.