Está em dúvida onde fazer Arquitetura e Urbanismo? No UNIFACEX é garantia de sucesso!

Arquitetura e Urbanismo é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, […]


Arquitetura e Urbanismo é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Arquitetura ou Engenharia Civil?

As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras de infraestrutura.

Mercado de Trabalho

Sem dúvida, os próximos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 – movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. “Mas esse tipo de megaevento tem impacto pontual”, diz Juliano Pamplona Ximenes, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. “O que efetivamente aquece o mercado com a criação de empregos formais e relações trabalhistas mais duradouras são o crescimento do mercado da construção civil em geral e o aumento no número de vagas no setor público.” A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias);

Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer

Arquitetura industrial: planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

Arquitetura de interiores: organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Arquitetura Verde: desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

Comunicação Visual: criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.

Edificação e construção: projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Restauro de edifícios: recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.

Ficou interessado? Então, clique aqui para mais informações sobre o curso.

 

Com informações do Guia do Estudante